“Reflectiva” 2022

The history of WimBelemDon in 2022 was very close to the United States. There were so many interactions with Uncle Sam’s land that English became the second language around here. Pero si a lo largo del año se contaron muchas historias en inglés, el final del año trajo la realización de un sueño en español.

Está estranhando o início deste texto? Te convidamos a lembrar os fatos mais marcantes do ano aqui na REFLECTIVA 2022 (nossa retrospectiva com reflexões) e entender a importância do inglês e do espanhol neste ano.

Conexão Belém Novo – Estados Unidos

O WimBelemDon existe para que nossos educandos tenham sonhos e a capacidade de realiza-los. Todo mundo que nos conhece já ouviu essa frase e sabe o quanto trabalhamos para tornar isso realidade. Muitas vezes esses sonhos são difíceis e, em alguns casos, precisam de muita PERSEVERANÇA por parte dos “sonhadores”. As dificuldades e o tempo não foram impeditivos para que a nossa educadora Jaleska Mendes conseguisse realizar, esse ano, o sonho de sua época de educanda e participar de um intercâmbio nos EUA. 

O intercâmbio é uma oportunidade incrível que temos de conhecer novas pessoas e culturas e foi isso que 14 jovens americanos puderam vivenciar em uma ação promovida pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, através do programa Sport for Social Change, que incluiu o WimBelemDon no roteiro de atividades do grupo. 

Americanos no WimBelemDon – Projeto WimBelemDon

E, mesmo aqueles que não tiveram (ainda) uma oportunidade de conhecer outro país, puderam desfrutar de pessoas que conheceram muitos lugares através do esporte. Uma parceria com o Consulado dos EUA de Porto Alegre possibilitou que os jovens atendidos pelo WimBelemDon tivessem, durante uma semana, a presença dos ex-tenistas Vânia King e Nicolás Pereira (ambos vencedores de torneios Grand Slam). O programa Sports Diplomacy teve, pela primeira vez, atletas de tênis envolvidos em uma ação de forma presencial.

Aproximação entre projetos sociais

A Transformação Social é o principal objetivo do WimBelemDon e de OSCs que trabalham com a mudança da realidade de crianças e adolescentes que vivam situações de vulnerabilidade. O esporte e a música são alguns dos instrumentos utilizados por essas organizações como uma forma de atrair e fidelizar os jovens em suas atividades. 

Em 2022 o WimBelemDon reforçou seus laços com o tênis ao conhecer o projeto Lapidando Cidadãos, da Associação de Amparo a Meninos e Meninas Assistidos. Localizado na cidade de Vacaria (RS), o projeto também tem no tênis a sua essência e atende mais de 300 jovens. Em um gelado final de semana de agosto, 20 educandos do WimBelemDon participaram de uma série de atividades de integração na sede do projeto.

Normalmente palco de disputas de tênis, a sede do WimBelemDon se tornou palco de uma apresentação musical no dia 26 de maio. Neste dia, sete integrantes da Orquestra Jovem Recanto Maestro, projeto social sediado na cidade de São João do Polêsine (RS) e que atende mais de 130 jovens, nos presentearam com uma linda apresentação de sua orquestra de metais. A visita foi tão especial que rendeu uma segunda (e maior) apresentação do grupo, durante as atividades comemorativas do aniversário do WimBelemDon, em outubro.

Certificação internacional

No final do primeiro semestre recebemos mais uma certificação internacional, ao entrarmos no grupo das 25 ONGs brasileiras reconhecidas pelo TheDotGood. O ranking inclui organizações que tenham excelência em uma governança centrada nas pessoas e que traduza esse processo em impacto social e é publicado anualmente. 

WimBelemDon digital

O sucesso em mais uma campanha de crowdfunding garantiu uma importante aquisição ao WimBelemDon: 30 chromebooks Samsung para utilização dos educandos. A aquisição (que inclui mais dois computadores para educadores) foi possível graças a meta superada na campanha e à doação de dez unidades pela Samsung. Os equipamentos já estão garantindo a ampliação e melhoria das atividades oferecidas em plataformas digitais como Elegante Letrado, Magic Geo e Inicie, além de serem utilizados pelos educandos nas horas livres, como ferramentas de estudo.

Talentos de Futuro

Entre março e setembro retomamos o Programa Talentos de Futuro. Em parceria com o Instituto Algar, o programa possui seis eixos de formação: ética, atitude, trabalho em equipe, inovação, comunicação e negociação que, juntos, formam as necessidades do mundo do trabalho. Os dez educandos que participaram da turma de 2022 tiveram sua formatura no palco da exposição que contou nossa história, durante o mês de outubro, no BarraShoppingSul.

Fazer o bem é SOPA

O mês de junho marcou a volta do Ué?!SOPA!, nosso evento gastronômico e beneficente. Depois de dois anos no formato delivery, o evento retornou aos salões do Leopoldina Juvenil em sua sexta e maior edição. Com um grupo de chefs pra lá de especial, curadoria, dezenas de voluntários, cinco empresas patrocinadoras, 27 empresas apoiadoras e mais de 400 pessoas presentes o Ué?!SOPA! 2022 simbolizou a volta dos nossos eventos presenciais e da “normalidade” depois dos difíceis anos de 2020 e 2021.

Os primeiros passos no Tênis

O segundo semestre marcou a retomada e ampliação do Tattoo Tênis, nosso projeto junto a escolas públicas da região. Atendendo duas escolas (Evarista Flores da Cunho E Nehyta Ramos), os educadores do WimBelemDon levam, uma vez por semana, atividades lúdicas de tênis para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Ao todo, mas de 130 crianças foram beneficiadas pelo projeto, que conta também com a participação de educandos do WimBelemDon que, com a coordenação dos educadores, atuam como monitores das atividades. Dessa forma os pequenos conhecem o Tênis e o WimBelemDon e nossos educandos (que são chamados carinhosamente de “sores”) começam a se inspirar para suas futuras carreiras.  

Transformação social para mais crianças

O mês de março foi duplamente especial para nós. Primeiramente, porque marcou a volta das atividades presenciais no formato pré-pandemia. Desde o início da pandemia, em março de 2020, as atividades foram adaptadas de diversas formas para atender as normas sanitárias vigentes: totalmente remotas, atividades presenciais individuais, atividades presenciais em pequenos grupos, formato híbrido, com e sem refeições. A “volta à normalidade” trouxe todo o grupo de educandos tendo suas atividades em seus turnos e realizando as refeições (almoço e lanche) conosco.

Com o reestabelecimento da rotina conseguimos atender outro anseio que nos incomodava há mais de dois anos: a entrada de novos educandos. Em março e abril o WimBelemDon recebeu um total de 25 educandos que se integraram às atividades da ONG. Muitos deles já estavam há muito tempo em fila de espera aguardando a oportunidade de que a diminuição da pandemia permitisse a entrada. Para nós essa entrada serviu como um positivo sinal de que, finalmente, estávamos caminhando para uma melhora no triste cenário trazido pela Covid-19.

A história do WimBelemDon contada em belas páginas

No início do ano lançamos, pela primeira vez, um Relatório Social. Com o objetivo de retratar as principais ações e indicadores de 2021, o relatório tem 40 páginas, uma versão digital com tradução para o inglês e foi distribuído para empresas apoiadoras, doadores e parceiros.

Além do relatório, que fez um registro apurado de um ano do WimBelemDon, lançamos, em outubro, a segunda edição do livro WimBelemDon, Uma História de Sonhos, Educação, Perseverança e Transformação Social. A versão revisada da obra de 2020 foi lançada durante a exposição multimídia alusiva aos 22 anos da ONG, que ocorreu em outubro. Com um total de 320 páginas o livro é ricamente ilustrado e conta, tanto na versão impressa quanto na digital, com tradução para o inglês.

Grandes histórias merecem ser registradas em lindas publicações. E, como em tudo que fazemos, conseguimos criar duas lindas publicações para contar essas histórias. 

As duas casas do WimBelemDon

Durante o mês de outubro o WimBelemDon esteve, literalmente, dividido em dois. Depois de dois anos de insistência conseguimos executar nossa tão sonhada exposição. Programada inicialmente para ocorrer em outubro de 2020 (quando celebramos 20 anos), o fim das restrições relativas a pandemia do Covid-19 permitiu realizarmos a exposição WimBelemDon, Uma História de Sonhos, Educação, Perseverança e Transformação Social, entre os dias 04 e 31 de outubro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Com um belíssimo projeto arquitetônico que contemplou palco de atividades, telão, painéis de fotos e três mini quadras de tênis, a segunda casa do WimBelemDon recebeu dezenas de atividades e convidados durante os 28 dias em que esteve aberta. Shows, palestras e a reprodução de oficinas realizadas pelos nossos educadores e educandos, levaram a história e a essência do nosso trabalho para mais perto do centro de Porto Alegre. 

Foi uma bela oportunidade de que mais pessoas entendessem o que é TRANSFORMAÇÃO SOCIAL e tivessem contato com um dos nossos principais atributos: PERSEVERANÇA. 

Renovação em um PISCAR de olhos

Final de ano é sempre tempo de Planejar, Inspirar, Sonhar, Celebrar, Agradecer e Refletir. E aqui no WimBelemDon nós valorizamos tanto isso que criamos um evento especial: o PISCAR. Realizado desde 2018, o evento serve para aproximar ainda mais a equipe do WimBelemDon. Tendo momentos específicos para todas as suas “letras”, o evento se diferenciou nos últimos dois anos por ser realizado em dois dias tendo, no segundo dia, convidados especiais: os familiares de nossos colaboradores. E, da mesma forma que sempre buscamos melhorar aquilo que oferecemos aos nossos educandos, com esse evento não é diferente. A novidade em 2022 foi a possibilidade de a equipe passar a noite no local escolhido como para o evento, na cidade de Igrejinha. Foram dois dias de belos momentos e histórias que servem como combustível para os desafios do ano que inicia.

Tênis em nível de competição

Mesmo que o objetivo do nosso trabalho não seja a formação de tenistas, sabemos da importância que participação em torneios de tênis traz para a formação de nossos educandos. Como acontece todos os anos, fomos convidados a participar de etapas do Circuito de Tênis Gaúcho e as experiências foram totalmente positivas.

A primeira participação ocorreu na 3ª etapa e a turma estava “em casa”, já que as disputas ocorreram na sede da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Ao todo, 17 educandos participaram dessa que foi a maior etapa da história do CTG, com mais de 340 inscritos.

Já a segunda participação precisou de um deslocamento maior. A 5ª etapa ocorreu em Bagé (RS) e o recorde dessa vez foi para a delegação do WimBelemDon: 20 educandos, a maior da nossa história.

Mais do que os resultados individuais de cada educando, o que nos orgulha com essas oportunidades é ver o quanto nossos educandos são organizados, prestativos e possuem um grande espírito de coletividade e amizade. 

Diversidade de atividades aumentam o leque de oportunidades 

Costumamos dizer que somos “muito além do tênis” e temos como provar. Seja através de nossos indicadores que mostram o quanto dedicamos tempo para todos os Nove Pilares do Desenvolvimento Integral do Ser (base da nossa metodologia de trabalho), seja através da diversidade de atividades oferecidas de forma sistemática. 

Além disso, sempre procuramos ofertar atividades esporádicas e que contribuem para a ampliação da visão de mundo de nossos atendidos. Só em 2022 tivemos: teatro, museu, bazar, beach tênis, gastronomia, acompanhamento nutricional, produção de filmes, festival de inverno, dentre outras.

Um olhar para a gestão

Para sustentar a qualidade do nosso trabalho de promover TRANSFORMAÇÃO SOCIAL temos um olhar constante para a nossa gestão. Contamos com muitos parceiros que nos auxiliam nesse processo e, um em especial, teve diversas participações importantes em 2022: a Fundação Itaú Social. Como integrantes, desde 2019, do Programa Missão em Foco, temos um constante acompanhamento por parte da Fundação em todo o nosso processo de gestão e 2022 oportunizou três encontros presenciais com focos distintos.

Em maio nossos educandos e educadores auxiliaram na construção da Avaliação de Desenvolvimento Integral, documento que será submetido a outras OSCs e que tem como objetivo a formulação do Índice de Desenvolvimento Integral, que servirá como referência para mensurar o resultado de organizações que trabalhem com o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

No mês de agosto o foco foi a Comunicação. Através do apoio técnico disponibilizado pela Fundação, foi contratada uma consultoria com o objetivo de auxiliar a área de comunicação da ONG no processo de “contar histórias”. Com esse desafio, o consultor Bruno Andreoni desenvolveu um cronograma de atividades que envolveu toda a equipe do WimBelemDon.  

Já em novembro o trabalho teve como objetivo revisitarmos o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. O instrumento, que serve como base para o acompanhamento da nossa participação no Missão em Foco, é revisitado anualmente e este ano a revisão contou com a presença da consultora Nayara Coutinho, que comandou o processo durante dois dias na nossa sede.

WimBelemDon e Rafael Nadal

No início dessa nossa retrospectiva falamos sobre SONHOS. Buscamos constantemente dar condições para que nossos educandos possam realizar seus sonhos e, com isso, contribuírem com a melhora da nossa sociedade. E mesmo tendo isso como um norte no nosso trabalho, nem em nossos melhores sonhos podíamos imaginar o encontro que realizamos no final de novembro. 

Graças ao apoio do nosso embaixador Bruno Soares, um gigantesco trabalho de toda a nossa equipe e um grande investimento financeiro, levamos 16 educandos e 07 funcionários para participarem de uma partida com o espanhol Rafael Nadal, o maior vencedor masculino de torneios Grand Slam e uma verdadeira lenda do tênis. A partida contra o norueguês Casper Ruud ocorreu no Ginásio Mineirinho (Belo Horizonte/MG) e contou com uma preliminar envolvendo outros grandes nomes do esporte, em uma despedida das quadras para Bruno Soares.

Mais do que assistir as partidas, nossos educandos atuaram como boleiros dos jogos. Ginásio lotado (mais de 12 mil pessoas), transmissão para todo o Brasil e todos pareciam estar atuando como boleiros há muito tempo. No final a grande recompensa: uma foto da equipe com o ídolo.

No total foram mais de 70 horas e quase 4 mil quilômetros de uma viagem que, sem dúvida, ficará para sempre na história do WimBelemDon e de cada um que viveu essa experiência. E, das muitas lições que podemos tirar dessa experiência, uma certamente se sobressai: sonhos são sempre possíveis de serem realizados quando acreditamos e aproveitamos as condições de buscá-los.

——————————-

O ano de 2022 foi extremamente intenso e desafiador: diversas atividades, ações e eventos e a readaptação à rotina pré-pandemia. E, com certeza, o 2023 que se aproxima não será menos intenso.

Mas, enquanto esse ano não chega, queremos aproveitar esse momento e AGRADECER

  • Às empresas que, de forma contínua ou pontual, nos apoiaram em 2022. 
  • Aos nossos doadores recorrentes que, mensalmente, contribuem financeiramente para o projeto.
  • Às pessoas e empresas que, anualmente, contribuem através da destinação de Imposto de Renda (você ainda pode contribuir em 2022).
  • Aos nossos voluntários: os pontuais que nos ajudam em nossos eventos e àqueles que dedicam sistematicamente seu tempo em nossas oficinas.
  • Aos nossos conselheiros e conselheiras do WimBelemDon e do WimBelemDowment que nos dão todo o suporte para seguirmos buscando a excelência na nossa gestão.
  • Às pessoas que prestigiam e engradecem nossos eventos.
  • Aos que doam roupas, calçados, materiais escolares e esportivos que são entregues ais educandos em nossos bazares.
  • Às pessoas que contribuem com nossas campanhas de crowdfunding e nos ajudam a realizar sonhos (já realizamos o sonho com o Nadal, mas você ainda pode nos ajudar)
  • Aos pais, responsáveis e famílias de nossos educandos que confiam no nosso trabalho e nossa equipe e “nos entregam”, diariamente, seus bens mais preciosos.
  • À nossa equipe, que superou todos os desafios deste ano e nunca deixar de ter aquele “brilho no olhar”.
  • E por fim, um agradecimento especial aos nossos EDUCANDOS, que são a razão de estarmos aqui e que, a cada dia, se provam mais merecedores de todas as oportunidades que buscamos oferecer.

Um FELIZ 2023 a todos que estiveram e estarão conosco na continuidade do nosso trabalho de promover a VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.