Contato

Informações de Contato

Utilize o canal preferido ou o formulário!

Endereço

Av. Heitor Viêira, 68
Belém Novo
Porto Alegre – RS

Horário

Segunda à
Sexta-feira

Redes Sociais

Formulário de Contato

    Mapa de Localização

    Descrição do Bairro

    O Projeto WimBelemDon está situado no bairro Belém Novo, região Extremo-Sul de Porto Alegre. Esta região é composta por cinco bairros, bem afastados do centro da cidade.

    O bairro de Belém Novo, em consequência de seu difícil acesso, manteve uma caracterização agrária, principalmente pelo grande número de chácaras mantidas por pequenos agricultores e famílias que possuíam casas de veraneio na região.

    Belém Novo somente veio a integrar-se oficialmente enquanto bairro no ano de 1991.

    Tais influências caracterizam a região como uma zona de vazio de atendimentos, com escassos espaços de proteção à infância e à juventude.

    Como evidenciado anteriormente, a educação para muitas famílias fica em segundo plano, e muitas crianças e adolescentes acabam realizando trabalhos informais para auxiliar na renda familiar.

    Com isso, pensar a médio e/ou longo prazo em concluir os estudos e ingressar no Ensino Superior, torna-se uma utopia.

    A taxa de analfabetismo da região é de 3,29% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 2,92 salários mínimos, enquanto a média na cidade é de 5,30.

    A falta das mínimas condições necessárias ao aprendizado se reflete nos alarmantes índices de reprovação escolar da região, que atingiu na rede pública de ensino 25,3% no Ensino Fundamental e 20,8% no Ensino Médio, e na taxa de 11,1% de abandono escolar em 2016.

    No índice de Desenvolvimento Humano Municipal, das 17 regiões escalas para estudo, a região Extremo-sul ocupa a 13ª posição, estando entre as 5 piores neste aspecto.

    Frente a este cenário, o Projeto WimBelemDon assume o compromisso de atuar na comunidade, visando promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, utilizando o esporte, a educação e a cultura como ferramentas de emponderamento, de crescimento e de transformação social, visando garantir a igualdade de oportunidade a todos e a redução das desigualdades, independentemente de idade, gênero, etnia, crença religiosa, ou condição socioeconômica.

    Translate »