O 1° Intercâmbio entre Projetos Sociais

Do dia 19 até o dia 21 de agosto aconteceu o 1° Intercâmbio Entre Projetos Sociais, em Vacaria, entre o WimBelemDon e o Lapidando Cidadãos. Na sexta-feira (19), saímos cedo de Belém Novo, por volta das 5 horas da manhã, para chegarmos em Vacaria no meio da manhã para iniciarmos as diversas atividades planejadas para esse encontro.

O primeiro dia foi de ambientação, descontração, treinamento físico e muito Tênis. Atividades variadas foram realizadas, contribuindo muito para a integração dos educandos dos dois projetos.No início da manhã visitamos a AMMA (Associação de Amparo a Meninos e Meninas Assistidos), entidade responsável pelo projeto Lapidando Cidadãos. A Amma tem como missão preparar crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, para uma melhor qualidade de vida e um futuro promissor. Nós conhecemos sua bela sede e almoçamos no local.

No sábado foi iniciada a competição, no estilo Copa Davis, dividindo as crianças e jovens de ambos projetos em equipes: azul e laranja, que são as cores do Lapidando Cidadãos. A partir dessa divisão, eles formaram duplas, com a obrigatoriedade de serem compostas por um educando do WimBelemDon e outro do Lapidando. No final, a equipe laranja se saiu vencedora e a equipe azul teve que pagar uma prenda, que foi feita com muita descontração.

No domingo as atividades foram diferentes, com muitas brincadeiras, algumas valendo brindes e exercícios que são realizados diariamente nos dois projetos sociais. No final, uma cerimônia foi realizada, premiando todos os presentes com uma medalha e um certificado, simbolizando aquele momento. Nós também presenteamos o Lapidando Cidadãos, com as nossas pulseiras dos atributos trabalhados aqui. Além disso, duas educandas do WimBelemDon criaram um quadro simbólico para o Lapidando, representando todos daqui.

Nossa educadora Jaleska Mendes conta um pouco sobre como foi essa experiência: “Fomos muito bem recebidos na sede do Lapidando Cidadãos, um lugar muito bacana, com 5 quadras cobertas e uma aberta. A integração entre as crianças foi muito grande, e a gente percebeu que muitas amizades se formaram.” Jaleska ressalta a importância do encontro na parte física e emocional dos educandos: “Eles não pararam de jogar Tênis em nenhum minuto, certamente foram quase 12 horas praticando exercício, batendo bola, interagindo e fazendo amizades”.

Essa integração é o mais importante para todos, dividindo experiências e evoluindo em quadra e fora dela juntos. Temos a certeza de que ninguém dos dois projetos irá esquecer desse momento, fortificando laços e, quando cada criança e adolescente se encontrar em algum campeonato futuro, estarão convivendo novamente com os amigos que fizeram nesses três dias e ganhar ou perder não vai importar.

Agradecemos muito ao Lapidando Cidadãos por esse momento mágico que ficará na história de duas organizações sérias, que trabalham diariamente em prol de um único objetivo: a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL!