Nos dias 07 e 08 de novembro recebemos a visita da Nayara Coutinho, consultora da Fio Facilitação e que acompanha o WimBelemDon dentro do Programa Missão em Foco da Fundação Itaú Social. A proposta do programa Missão em Foco é disponibilizar recursos flexíveis e adequados às necessidades de cada organização social selecionada, de forma a contribuir para sua estabilidade, crescimento e gestão, visando a ampliação do seu impacto. Além dos recursos financeiros, o programa também inclui um apoio técnico em áreas de gestão, comunicação, captação de recursos, técnica, dentre outras. O WimBelemDon faz parte do programa desde o ano de 2019.
Essa visita foi a retomada das atividades presenciais de acompanhamento do programa junto às OSCs participantes. O primeiro dia do encontro foi de Formação Interna, dia do mês em que não realizamos atendimento com as crianças para nos dedicarmos a atividades exclusivas da equipe. Todos os membros da equipe participaram deste momento com Nayara, que realizou dinâmicas de interação e discussão sobre as questões organizacionais da ONG. Os funcionários foram separados em pequenos grupos de 4 pessoas, mesclando as áreas de atuação, para que visões diferentes fossem postas nas discussões. Houve muita troca de ideias nos grupos e, ao final, todos se juntaram em um grande grupo para apresentar aquilo que foi debatido nos grupos.
No dia 08, foi o momento de definirmos as prioridades, fazendo com que cada funcionário manifestasse sua opinião de uma forma lúdica e interativa. Como base para a priorização foi utilizada a Matriz de Desenvolvimento Institucional, instrumento que reúne um conjunto de 15 critérios em duas dimensões: gestão operacional e pedagógica. A matriz é preenchida desde o início da nossa participação no programa e serve para medir a evolução da ONG nesses critérios. Após esse momento foi possível perceber quais aspectos organizacionais da são vistos como prioridade para melhorar, quais são considerados como ideais ou próximos disso e quais não seriam uma prioridade no momento.
Foram dois dias intensos, em que Nayara foi fundamental para entendermos processos essenciais do nosso dia a dia, possibilitando a troca de ideias e ainda mais união da equipe. Agradecemos muito à Fundação Itaú Social por possibilitar esse momento e por seguirem acreditando no nosso trabalho e sendo importantíssima para a nossa evolução. Agradecemos também à Nayara por toda a dedicação, empatia e cuidado com a nossa equipe, realizando as atividades da forma mais humana e acolhedora possível.


