WimBelemDowment é um dos 52 endowments ativos no Brasil

No dia 23 de março, o fundador e superintendente do WimBelemDon, Marcelo Ruschel, participou, em São Paulo, do lançamento da publicação Panorama dos Fundos Patrimoniais no Brasil, organizada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.

O levantamento inédito feito pelo IDIS identificou 52 fundos patrimoniais filantrópicos (endowments) ativos no Brasil. 

Endowments são estruturas criadas para proporcionar sustentabilidade financeira a instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos e/ou para a execução de programas e projetos de interesse público. 

O fundo patrimonial permite que seus instituidores perpetuem uma causa ou instituição, deixando um legado para a sociedade.

No evento, que contou com a presença de representantes de diversos fundos, foram apresentadas informações sobre o crescimento desse tipo de estrutura no Brasil, suas principais características e desafios. 

O WimBelemDowment aparece como um dos mais novos fundos (criado em 2021) e um dos poucos (9 entre os 52) que atendem as exigências da Lei 13.800/2019, que regulamenta as estruturas. 

O fundo do WimBelemDon também é um dos três constituídos no Rio Grande do Sul (73% dos fundos estão no Estado de São Paulo) e um dos onze que tem como beneficiário uma organização da sociedade civil. 

Dentre as principais dificuldades apontadas pelos gestores dos fundos estão a dificuldade na captação de recursos e a rentabilidade dos mesmos.

Temos muito orgulho em fazer parte desse seleto grupo de organizações brasileiras que estão trabalhando com essa modalidade de captação de recursos. Queremos aproveitar para agradecer aos nossos conselheiros e conselheiras que estão conosco nessa jornada.

Temos a certeza de que o WimBelemDowment será muito importante para a caminhada em busca da perpetuidade do WimBelemDon e do nosso trabalho de promover TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.