Encontro de Famílias

O Encontro de Famílias do mês de abril teve como tema as principais preocupações relacionadas aos filhos. Para isso, compilamos as principais palavras e termos que surgiram sobre essa temática na reunião anterior. Dessa forma, no início da reunião, apresentamos doze cartazes contendo as seguintes preocupações: lidar com as emoções; amizades; futuro; violência; auto estima e autoimagem; adolescência; preconceitos; ter bom estudo; crescer antes do tempo; se perder nas drogas; isolamento social; e segurança.

Depois das boas vindas, pedimos aos familiares que se dividissem em pequenos grupos e escolhessem um ou mais cartazes que expressassem suas preocupações. Depois de feitas essas escolhas, estimulamos os participantes a conversarem sobre seus receios e, juntos, pudessem criar estratégias de enfrentamento das situações. 

Após as reflexões nos grupos menores, foi a vez do compartilhamento das estratégias e dificuldades entre todos os presentes. Todos tiveram a oportunidade de expor suas principais preocupações e ideias de enfrentamento, o que gerou uma rica troca de aprendizado. A oportunidade de se reconhecer no outro e de perceber que os problemas podem ser enfrentados, favorece imensamente o processo de desenvolvimento de cada jovem.

E para nós, tão importante quanto propiciar essa troca de experiências, o encontro reforça o papel e responsabilidade que temos em promover um espaço de empatia, respeito e acolhimento não só para os jovens que atendemos, mas também para aqueles que são parte fundamental em suas vidas.