O nosso Fundo patrimonial filantrópico

A noite do dia 04 de agosto acaba de entrar para a nossa história. Em uma reunião virtual que contou com a presença de conselheiros e equipe de gestão da ONG, ocorreu a fundação do WimBelemDowment.

O WimBelemDowment é um fundo patrimonial filantrópico que tem por objetivo captar recursos cuja rentabilidade é utilizada para o financiamento de ações e projetos do WimBelemDon.

Com um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal formados por empresários e profissionais liberais gaúchos, o fundo surge como uma nova alternativa de garantir a nossa sustentabilidade e tem como meta de médio prazo alavancar cinco milhões de reais captados no Brasil e no exterior.

Os fundos patrimoniais filantrópicos, ou endowments, tem sua origem atribuída à Universidade de Yale, nos Estados Unidos, em 1718, com o objetivo de financiar suas atividades de ensino.

No Brasil, em 2019 é sancionada a Lei 13.800 que regulamenta a criação dos fundos. Eles são formados a partir de um montante inicial – proveniente de doações de recursos ou bens – que é investido e cujos rendimentos são utilizados para financiar as atividades de organizações/causas.

Quanto mais doações o fundo recebe, maiores são os rendimentos provenientes e, por consequência, maiores são os recursos revertidos para o fim.

O Conselho de Administração do WimBelemDowment é formado pelos empresários Dado Bier e Rodrigo Vontobel, o advogado Rafael Pandolfo, a consultora e escritora Andréa Fortes e Marcelo Ruschel, fundador e superintendente da ONG.

O Conselho Fiscal tem no seu quadro o contador e auditor Roberto Bianchessi, o consultor financeiro Mauro Barcellos e Leonardo Baltazar, ex-educando do WimBelemDon, professor universitário e Mestre em Ciências Contábeis.

O WimBelemDowment é um dos primeiros fundos no Brasil que cria uma estrutura jurídica independente  que administra os recursos e que possui um beneficiário único que atua na área da Assistência Social.

A caminhada pela perpetuidade do WimBelemDon já teve seus primeiros passos dados, com o recebimento de sua primeira grande doação, efetuada pelo empresário e conselheiro Rodrigo Vontobel.

Translate »