Incêndio atinge a sede do WimBelemDon

O dia de ontem foi um dos mais difíceis da história do WimBelemDon. Por volta do meio dia, um incêndio teve início dentro do vestiário feminino da sede da ONG. Apesar dos esforços dos nossos funcionários em tentar conter o fogo utilizando os extintores de incêndio instalados no local, foi necessário chamarmos o Corpo de Bombeiros para controlar as chamas. Mesmo com a rapidez no atendimento da corporação, o fogo acabou atingindo também o vestiário masculino, um depósito de materiais e o teto da construção, prejudicando uma área aproximada de 50 metros quadrados. No combate às chamas, os bombeiros precisaram abrir parte do telhado para fazer ventilar a fumaça, o que acabou acarretando em outros estragos nas salas da administração do projeto, que são contíguas aos vestiários. Como saldo desse incidente tivemos estragos em todos estes ambientes, além de uma grande quantidade de material de doação (materiais esportivos, de vestuário e brinquedos) que foi destruído.
Apesar desse saldo negativo, nós, aqui do WimBelemDon, conseguimos ver o lado bom da situação. Primeiramente, o comportamento exemplar dos nossos educandos, que no momento em que tudo começou estavam almoçando e seguiram com calma e ordem as instruções dos professores para deixarem o local. Em segundo lugar, a conduta perfeita de todos os funcionários do WimBelemDon, que se organizaram na retirada das crianças transmitindo tranquilidade, tal como no combate inicial ao fogo e na retirada de equipamentos e documentos da área administrativa, antes mesmo do agravamento da situação. Esses atos individuais geraram o bem coletivo e permitiram que não houvesse feridos, pânico e maiores prejuízos.
Não podemos deixar de citar também a rapidez e eficiência demonstrada pelos bombeiros que atenderam a ocorrência. Merecem agradecimentos mais do que especiais ao sargento Ataíde e ao soldado Júnior, ambos do 5° Pelotão de Belém Novo, e aos soldados Alisson, Prates e Ronaldo, todos do Pelotão da Restinga, que prestaram apoio.
Também queremos agradecer a grande rede de apoio que se formou durante e após o incidente: moradores e comerciantes do Belém Novo vieram ao nosso encontro, o senhor Élton Fraga, do CRIP do Extremo Sul (Centro de Relações Institucionais e Participativas), além das empresas parceiras e amigos do nosso projeto. O suporte de todos foi fundamental!
Hoje, o dia é de limpeza e de avaliação mais detalhada dos danos. Já estamos mobilizados para o mais rapidamente possível recuperarmos as estruturas danificadas. Tão logo estejamos preparados para retornar nossas atividades normais, iremos comunicar. Mas certamente isso não irá demorar, afinal de contas, nós aqui do Projeto WimBelemDon somos resilientes e não vamos deixar de seguir a nossa visão, que é a de ajudar as crianças e adolescentes a terem a capacidade de tornar seus sonhos realidade, contribuindo para a criação de uma sociedade mais justa, humana e autossustentável.
Quem quiser nos apoiar durante deste processo de recuperação, pode fazer doações financeiras através do site doe.wimbelemdon.com.br. Se preferir doar algum tipo de material, entre em contato pelos fones (51) 3242.5637 ou (51) 9.9197.3814 e fale diretamente conosco. Toda a ajuda será muito bem recebida!
Resiliência é “a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Doe agora

    ​  Doe agora mesmo
  • Novidades

  • Newsletter

© 2016 - Powered by Fiapo Labs - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.