HalloWeenBelemDon: Doces, travessuras, diversão, homenagens e parabéns

O dia 31 de outubro de 2018 ficará para sempre marcado na história do WimBelemDon. O dia foi de celebrar a “maioridade” do projeto, que completou seus dezoito anos de história. Mas mais do que isso, também foi o dia da realização do primeiro HalloWeenBelemDon, uma grande festa de Halloween que reuniu educandos, educadores, famílias, amigos e apoiadores do projeto. E se não bastasse, ainda teve espaço para homenagear empresas, instituições e pessoas que contribuíram decisivamente para a recuperação da nossa sede, atingida por um incêndio no mês de abril.

Educandos entraram no clima do HalloWeenBelemDon

A grande festa de Halloween

A coincidência do aniversário do projeto cair no mesmo dia do Halloween foi a chave para a criação do HalloWeenBelemDon. A equipe preparou, ao longo de todo o mês de outubro, uma série de atividades para dividirmos esse dia com nossos educandos e visitantes. Além da bela decoração feita por toda a sede, que teve a “curadoria” da Hey Peppers Ipanema Escola de Idiomas e das inspiradas fantasias que quase todos estavam usando, a grande atração foi, sem dúvida, a Casa do Terror. A sala multiuso, onde os educandos realizam oficinas de artes, leitura, cinema e aprendizado, se transformou na casa da família “Backhand von Ace”. O patriarca da família, o Duque Edward Anthony Backhand von Ace, era um fanático jogador de tênis e morava no terreno onde hoje é a sede do WimBelemDon. E reza a lenda que, até hoje, seu espírito circula pelo terreno em busca de sua raquete favorita. O clima da história foi complementado com uma grande decoração no interior da sala, efeitos sonoros de cinema, atuações impecáveis da equipe, ar gelado e escuridão total. Em cada tour pela casa, gritos e (poucas) risadas eram ouvidas por quem estava de fora. Ao todo, mais de sessenta pessoas passaram pela casa e não encontraram a raquete perdida. O que deixa a pergunta: o Duque Edward Anthony Backhand von Ace conseguiu partir para seu descanso eterno?

Equipe o WimBelemDon assombrando a casa dos “Backhand von Ace”

Doces e travessuras

O dia exigiu trabalho extra de toda a equipe. Além dos preparativos para a festa, o atendimento aos educandos foi feito ao longo de todo o dia. Diferente dos dias normais, quando o atendimento é feito por turnos, nesse dia todos os educandos estiveram na ONG nos dois turnos. E para darmos conta dessa galera (que já é normalmente animada), contamos com o inestimável apoio de um grande grupo de voluntários. Ao todo, mais de vinte pessoas se juntaram à equipe do WimBelemDon para garantir que tudo funcionasse perfeitamente. Teve gente ajudando nas atividades na quadra de tênis, ajudando nas atividades de cozinha e na recreação. E teve gente que veio de longe. O pessoal da Cia Prof. Jana Recreação e Eventos (empresa especializada em recreação infantil), veio de Gramado especialmente para a festa. Esse pessoal (que não cansa nunca) agitaram os educandos com uma série de atividades: maquiagem especial de halloween, oficina de culinária, gincanas, caça ao tesouro, música, dança….ufa! Parte dessas atividades também ficaram a cargo da Cia Lúdica, empresa de Porto Alegre e parceira da Cia da Prof. Jana.

Pessoal da Cia da Prof. Jana em uma das atividades com a turma

E, obviamente que não existe Halloween se não houver doce. E nesse quesito também estivemos muito bem servidos. Quem veio na nossa festa teve a sua disposição um incrível cardápio de doces, elaborados por chefs e restaurantes de Porto Alegre e São Paulo: a incrível torta de banana do Machry, a deliciosa torta uruguaia Chajá preparada pelo El Tonel, os tradicionais doces árabes do Baalbek, o lindo e saboroso bolo de cenoura da Dona Maricota, o saboroso sorvete artesanal de côco do Thai Mee, os divertidos e coloridos cookies da Cafeteria Officina, os elegantes brownies do Wok Side Bar, o exclusivo “Alf Horror” criado pelo Pâtissier, o criativo bolo de pote elaborado pelos alunos da Gastronomia da UniRitter e os deliciosos docinhos do Restaurante Fazenda Barbanegra.

Além disso, o pessoal pode experimentar algumas excelentes opções de pratos salgados, preparados pelos nossos educandos, em uma oficina especial de culinária realizada por professores e alunos do curso de Gastronomia da UniRitter.

Professores e alunos da Gastronomia da UniRitter ministraram oficina de culinária aos educandos

Gratidão

O ano de 2018 não foi especial apenas por marcar os dezoito anos do projeto. No dia 04 de abril, um incêndios atingiu os vestiários e área administrativa do projeto. Além da grande perda de materiais (materiais esportivos, brinquedos, roupas, etc) e dos danos à estrutura física (telhado, paredes e fiação elétrica), o incêndio impossibilitou o atendimento dos educandos na sede. E tudo isso ocorreu uma semana antes da entrada de 30 novas crianças no projeto. Passado o susto inicial, uma grande rede de cooperação e solidariedade surgiu. Em pouquíssimo tempo começamos a receber mensagens de pessoas e empresas de diversos locais do país (e até do exterior) interessadas em nos ajudar. Doações financeiras, de serviços, de materiais e de mão-de-obra começaram a ser oferecidas. Vinte dias após o incêndio conseguimos retomar o atendimento aos educandos, graças a uma parceria firmada com a Ajuris, que ofereceu sua sede campestre para realizarmos as atividades. Dessa forma, conseguimos manter o vínculo com as crianças e adolescentes atendidos, e pudemos nos concentrar na recuperação do nosso espaço físico.

Agradecimento especial à AJURIS pelo empréstimo da sede campestre

Graças a grande mobilização que tivemos, conseguimos muito mais do que simplesmente recuperar nossa sede. Uma série de melhorias foi feita:

  • Construção de depósito para guarda de materiais administrativos e doações;
  • Construção de depósito exclusivo para guarda de materiais de atividades esportivas;
  • Substituição de todo o telhado e piso das salas administrativas e vestiários;
  • Instalação de nova rede elétrica e de lógica nas salas administrativas, vestiário e sala multiuso;
  • Instalação de sistema de captação e armazenamento de 5000 litros de água da chuva, que será usada para abastecimento de vasos sanitários e para molhar a quadra de tênis e gramados;
  • Instalação de sistema de drenagem;
  • Reforma de telhado e pintura da sala multiuso;
  • Colocação de calçamento com ladrilhos hidráulicos nas áreas externas e internas da sede;
  • Colocação de 210m² de gramado;
  • Instalação de novo sistema de alarme e câmeras de monitoramento;
  • Instalação de dois novos servidores;
  • Implementação do PPCI (programa de prevenção contra incêndio);
  • Instalação do SPDA (sistema de prevenção de descargas atmosféricas);
  • Troca e pintura do piso do “paredão” (área coberta utilizada para atividades esportivas e recreativas).

Para agradecer todas essas empresas e pessoas, decidimos eternizar seus nomes no Caminho do Ace Social. O espaço (que fica na entrada da sede) foi criado em 2015 como forma de homenagem a todos que participaram da campanha Fixando Raízes, que arrecadou fundos para a aquisição do terreno da sede. Agora, junto com esses nomes, estão àqueles que nos ajudaram a voltar, ainda melhores.

 

Uma das placas em homenagem às pessoas e empresas que viabilizaram a retomada das atividades pós incêndio

Parabéns

Já era noite quando os presentes se reuniram no espaço do paredão para uma pequena cerimônia de encerramento do dia. O superintendente e fundador do WimBelemDon, Marcelo Ruschel, se emocionou ao falar sobre o projeto e agradecer a todos que, de alguma forma, ajudaram nesses 18 anos de história. Após sua fala, o presidente do Conselho Deliberativo do WimBelemDon, Rafael Mottin, descerrou uma placa que marcou a data. E, para encerrar, nada mais justo do que um bolo, afinal de contas, estamos falando de uma festa de aniversário. O lindo e saboroso bolo com as cores do WimBelemDon foi posto na mesa, as velas foram acendidas e os parabéns cantados à plenos pulmões.

No fim, todos felizes, agradecidos  e com a certeza de que teremos muitos outros anos de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL a serem comemorados.

 

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2016 - Powered by Fiapo Labs - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.