Ação de cuidados oftalmológicos

Na 19ª entrega de cestas básicas para as famílias dos nossos educandos fizemos uma ação especial. Em parceria com o oftalmologista Ricardo Freda e com a Óptica Foernges, os educandos do WimBelemDon tiveram acesso, de forma gratuita, a uma série de exames oftalmológicos.

A iniciativa da ação partiu do doutor Ricardo Freda, apoiador do WimBelemDon. Segundo Freda, o objetivo foi “fazer uma avaliação da saúde ocular dos educandos, buscando diagnosticar casos de problemas como miopía, astigmatismo e hipermetropia, cuja incidência tem aumentado consideravelmente pelo uso cada vez mais constante de telas (telefones, computadores e televisores).”  

Freda e sua equipe montaram um consultório para que os educandos ttivessem acesso à uma série de testes: avaliação psicofísica de acuidade visual, percepção cromática, visão estereoscópica e profundidade, avaliação refratométrica (mensuração de graus e avaliação de motilidade ocular, exame de fundo de olho e mapeamento de retina com dilatação.
Após a avaliação inicial, aqueles educandos que apresentarem necessidade de exames complementares, serão encaminhados para a clínica para a realização dos mesmos e posterior orientação sobre o tratamento.

Ao final do processo, a Óptica Foernges irá fornecer, gratuitamente, óculos (lente e armação) para todos os educandos que tiverem essa necessidade.

Tão importante quanto a avaliação da saúde ocular (que pode, inclusive, prevenir outros problemas de saúde), a ação tem um cunho educativo. Para Freda, “orientar sobre as boas práticas visuais para uso de telas é vital para tentar frear o aumento cada vez maior de problemas como a miopia.” 

Translate »