WimBelemDon participa de grupo de criação do Índice de Desenvolvimento Integral

O WimBelemDon e outras nove OSCs de todo o Brasil fazem parte de um grupo consultivo, organizado pela Fundação Itaú Social, que está desenvolvendo o IDI – Índice de Desenvolvimento Integral.

O trabalho que está sendo desenvolvido é realizado através de um processo formativo e colaborativo que envolvem todas as organizações e tem como objetivo criar um índice que responda a seguinte pergunta: Em qual medida o trabalho das OSCs impulsiona o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes?

O processo coordenado pela equipe da Fundação Itaú Social tem uma previsão de término em janeiro de 2021. Ao final desse período, a ideia é que o índice seja apresentado e sirva como um importante instrumento de diagnóstico e avaliação do impacto do trabalho das OSCs no Desenvolvimento Integral de crianças e adolescentes e, por consequência, do trabalho das instituições em todo o setor.

Organizações que fazem parte do grupo
Casa do Rio (AM)
Vagalume (AM)
Fundação Raimundo Fagner (CE)
Instituto da Infância – IFAN (CE)
Associação da Manifestações Folclóricas de Mato Grosso – AMFMG (MT)
Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC (SP)
Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD (MG)
Bem TV (RJ)
Bairro da Juventude (SC)
Bola pra Frente (SP)
WimBelemDon (RS)

O que é Desenvolvimento Integral?
O Desenvolvimento Integral é uma concepção educativa que defende que a educação deve atuar pelo desenvolvimento dos indivíduos em suas múltiplas dimensões, reconhecendo a complexidade e não linearidade desse desenvolvimento. Para que isso ocorra, alguns fatores são primordiais:

  • Maior oferta e diversidade de conteúdos e experiências;
  • Ampla participação de dos diferentes atores e espaços envolvidos no processo (escola, família e comunidade);
  • Maior exposição à oportunidades de aprendizagem.

Na prática, o Desenvolvimento Integral vai muito além daquilo que estamos acostumados a ver nas escolas tradicionais, onde o foco acaba sendo maior no Desenvolvimento Intelectual. A integralidade do desenvolvimento tem que abranger também os aspectos Culturais, Emocionais, Sociais e Físicos.

O WimBelemDon e o Desenvolvimento Integral

O WimBelemDon já utiliza o Desenvolvimento Integral na sua metodologia. Desde que o primeiro Plano Político Pedagógico (PPP) foi criado em 2014, o conceito dos Nove Pilares do Desenvolvimento Integral do Ser, de Noemi Paymal, serviu como base para o processo pedagógico aplicado na instituição:

  • Desenvolvimento Físico
  • Desenvolvimento Emocional
  • Desenvolvimento Social
  • Desenvolvimento Multicultural
  • Desenvolvimento Ecológico
  • Desenvolvimento Ético
  • Desenvolvimento Estético, Criativo e Artístico
  • Desenvolvimento Cognitivo
  • Desenvolvimento Existencial e Espiritual

Ao longo dos nossos quase vinte anos de história, temos centenas de histórias de crianças e adolescentes que foram positivamente impactadas pelo trabalho desenvolvido no WimBelemDon. A possibilidade de trabalharmos na criação de um índice que tornará possível termos uma medição ainda mais apurada desses resultados será de extrema importância para nós e para todas as organizações que poderão utilizar essa ferramenta.

Certamente isso será um marco para o Terceiro Setor e o WimBelemDon tem muito orgulho em fazer parte dessa história.

Translate »