WimBelemDon e Fundação Itaú Social iniciam nova etapa do Programa Missão em Foco

NovidadesComentários desativados em WimBelemDon e Fundação Itaú Social iniciam nova etapa do Programa Missão em Foco
Os últimos três dias foram intensos no WimBelemDon. De terça à quinta desta semana, nós recebemos a visita da Fabiana Toyama e da Pilar Cunha, da Lemniscata Consultoria. A Fabi e a Pilar estão trabalhando junto às organizações selecionadas à participarem do segundo ciclo do Programa Missão em Foco, da Fundação Itaú Social. As duas estiveram reunidas com a equipe do projeto nesses três dias, com o objetivo de auxiliar no processo do construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do projeto. Essa ferramenta servirá como base para o monitoramento do desenvolvimento do WimBelemDon durante toda a nossa participação no Missão em Foco.
Na manhã de terça (08/10) a atividade contou com a presença de todos os funcionários e estagiários do projeto. Esse foi o momento da construção da Linha do Tempo do WimBelemDon. Para isso, cada participante foi convidado a indicar cinco marcos da sua passagem dentro do projeto. À partir desses relatos, foi possível reviver todos os momentos importantes da nossa história de quase dezenove anos. Foi um momento intenso e emocionante, que trouxe à tona muitos momentos alegres e alguns (poucos) momentos tristes. O que ficou claro dessa atividade, foi a dedicação e carinho de todos aqueles que, por pouco ou muito tempo, ajudaram a construir a nossa história.
A linha do tempo serviu como base para o restante do trabalho desenvolvido. A sequência da atividade contou com um grupo reduzido formado pelas gerências e coordenadores de áreas do projeto. À partir do resgate histórico foi proposto ao grupo um olhar para identificar os principais ciclos dessa história e apontar tendencias para o futuro. Como o objetivo do Programa Missão em Foco é apoiar o desenvolvimento institucional da ONG nos próximos anos, os participantes da dinâmica foram instigados a pensar onde a instituição vai estar nos anos de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Tendo como base o passado e as perspectivas que temos para o futuro, foi possível identificar quais os próximos passos que devem ser dados para o crescimento da atuação do WimBelemDon como instituição preocupada em promover a inclusão social de crianças e adolescentes e também como entidade protagonista no desenvolvimento do território em que estamos inseridos.
No último dia do encontro, foi hora de pensar e “botar no papel” ações para atingirmos os objetivos propostos. para cada um dos anos foi criado um objetivo geral e uma série de propostas de ações que os levem a atingir esse objetivo e, consequentemente, mudar o patamar da organização. O trabalho ainda seguirá internamente no mês de outubro e será concluído e entregue para a Fundação Itaú Social em novembro. Além de ser a ferramenta que irá guiar e monitorar a nossa parceria no Programa Missão em Foco, o PDI servirá como base para o novo planejamento estratégico da ONG, um processo ainda mais amplo que iniciará em breve.
E mesmo como toda a intensidade do trabalho, que tomou três dias completos, sobrou tempo para que a Fabi e a Pilar curtissem um pouco o WimBelemDon. Além de se deliciarem com os almoços e lanches feitos com muito carinho pela Rose (teve até bolo de laranja pra viagem), as duas dedicaram um tempo para interagirem com as crianças e, obviamente, jogarem tênis. Com o auxílio dos educandos (que mostraram noções de como se posicionar em quadra e segurar a raquete) a dupla teve a sua primeira experiência no esporte. E, certamente, foi uma ótima experiência.
Foram três dias de vivências especiais, momentos únicos e muita entrega. Foi um prazer e um privilégio receber a Fabi e a Pilar que, desde o primeiro dia, já estavam completamente integradas à nossa equipe. A empolgação com o trabalho e com a parceria da Fundação Itaú Social, que já era grande, ficou ainda maior depois desses dias de trabalho. Um futuro ainda melhor se avizinha, na nossa busca constante de promovermos TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Comentário não permitido

© 2016 - Powered by Fiapo Labs - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.