Um exemplo a ser seguido

A última terça foi especial para dois educandos do WimBelemDon. O Andrey da turma da manhã e o Artur da turma da tarde, foram agraciados cada um com uma bicicleta. As bikes foram doadas pela nossa amiga Maria Lucia Yoneama e entregues ontem para a dupla. Mas o mais legal dessa história, além da doação propriamente dita, foi a forma com que escolhemos os educandos que levariam as bicicletas para casa. Quem escolheu os felizardos foram os próprios colegas.

Semanalmente, recebemos diversos tipos de doação: roupas, calçados, livros, brinquedos, materiais esportivos, etc. Normalmente os itens esportivos, como raquetes e bolinhas de tênis, são utilizados nas oficinas esportivas. A distribuição dos demais itens é feita em nossos bazares internos. Nesses momentos os educando tem acesso aos itens e, de acordo com critérios de ordem pré-estabelecidos, selecionam aquilo que eles querem. Mas bicicletas são doações raras, e itens raros merecem atenção diferenciada.

Assim lançamos um desafio para as turmas: eles teriam que chegar a um consenso sobre qual dos colegas seria merecedor das bicicletas. Feito o desafio, cada turma se reuniu e, abertamente, discutiram prós e contras sobre quem deveria ganhar a bicicleta. Durante as disussões em grupo podemos perceber a utilização (mesmo que inconsciente) de alguns dos atributos trabalhados dentro das oficinas oferecidas no projeto. Por exemplo, o fato de olhar o outro e perceber suas necessidades nos remete ao atributo da empatia. Assim, cada turma utilizou o tempo que achou necessário, até chegar a decisão. E, democraticamente, sem brigas, sem ódio e sem fake news, eles escolherem os colegas. Um baita exemplo para todos nós que estamos passando por um importante e conturbado momento na nossa política.

Muito orgulho dessa turma.

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2016 - Powered by Fiapo Labs - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.