Reflexões sobre o ano de 2019 no WimBelemDon

O ano de 2019 foi iluminado para o WimBelemDon. Tivemos uma série de boas notícias: novos parceiros, aumento no número de educandos, grandes eventos, importantes reconhecimentos e novos projetos. Uma das primeiras grandes notícias desse ano foi o novo mantenedor do WimBelemDon: o SOL. Certamente a influência do nosso “astro-rei” contribuiu para esse ano tão iluminado.

A retomada depois das cinzas de 2018

Nossa história ficou marcada, em 2018, pelo incêndio que tivemos em nossa sede. Depois de um ano de recuperação, resolvemos comemorar com todos os nossos apoiadores o novo momento da ONG. Assim, no dia 04 de abril de 2019, um ano após o incêndio, fizemos um grande evento para apresentar nossas novidades, agradecer nossos amigos e mantenedores e relembrar a nossa história.

Clique aqui para saber tudo sobre esse dia.

WimBelemDon Sustentável

A busca por práticas sustentáveis sempre esteve presente no planejamento do WimBelemDon.

E graças ao apoio de diversas empresas e pessoas conseguimos, ao longo de 2019, implementar algumas importantes ações envolvendo a sustentabilidade. Hoje armazenamos e reutilizamos 5500 cinco mil litros de água da chuva, possuímos um sistema de captação de energia solar que, desde a sua implantação tem gerado toda a energia que consumimos, e temos um diversificado mobiliário (para ambientes interno e externo), produzidos à partir de madeira certificada e reutilização de sacolas plásticas.

Parceria para o crescimento


Uma grande parceria foi concretizada e celebrada em 2019. Depois de um processo seletivo que durou aproximadamente seis meses (que incluiu preenchimento de formulários, envio de documentação, entrevistas e uma visita técnica), o WimBelemDon foi uma das treze ONGs selecionadas (de um total de 442 participantes) para participar do Programa Missão em Foco, da Fundação Itaú Social. A participação no programa (que tem duração entre três e cinco anos), tem como objetivos, além do aporte de recursos financeiros, oferecer apoio técnico em áreas de gestão, comunicação, captação de recursos, técnica, dentre outras. Também faz parte da parceria a possibilidade de intercâmbios entre as ONGs participantes. Tudo isso para fomentar o desenvolvimento institucional das organizações.Clique aqui para saber tudo sobre a parceria.

Certificação Internacional


Na busca constante pela melhoria da nossa gestão e transparência o WimBelemDon conseguiu, no início de 2019, um importante reconhecimento internacional. Após um processo de auditoria que avaliou 38 quesitos na área de gestão, recebemos o certificado da ICFO – International Commitee on Fundraising Organizations. A avaliação foi conduzida pela Phomenta (instituição que representa o Brasil no Comitê Internacional de Agências que monitoram ONGs em todo o mundo) e comprova que o WimBelemDon segue os princípios internacionais de Transparência e Boas Práticas Sociais.Para saber mais sobre a certificação, clique aqui.

 

Preparando os adolescentes para o mercado de trabalho


Dois dos novos parceiros do WimBelemDon em 2019 proporcionaram atividades especiais para os educandos adolescentes do projeto, visando à formação e entrada desses jovens no mercado de trabalho. No primeiro semestre a parceria com o Instituto Algar possibilitou a realização do Programa Talentos de Futuro. O programa, que incluiu quinze jovens entre educandos e ex-educandos do WimBelemDon, trabalhou em seis eixos: ética, atitude, trabalho em equipe, inovação, comunicação e negociação.
Clique aqui para saber tudo sobre o Programa Talentos de Futuro.Já no segundo semestre, foi a vez dos educandos participarem do curso Gestores de Projeto do Futuro, realizado pelo PMI-RS. O programa, criado por voluntários do PMI-RS, teve como foco a formação na área de Gestão de Projetos e contou com a participação de educandos, ex-educandos e educadores do WimBelemDon. Após os sete encontros, na TecnoPuc, os grupos finalizaram o curso com a responsabilidade de desenvolverem projetos no WimBelemDon durante o ano de 2020.

Clique aqui para saber tudo sobre o curso e aqui para conferir como foi a formatura dos nossos educandos e ex-educandos.

Preparando as crianças para a entrada no WimBelemDon


Uma ideia que surgiu em 2017 teve a sua consolidação no segundo semestre de 2019. O Tattoo Tênis, realizado em parceria com a Escola Estadual Evarista Flores da Cunha trouxe, semanalmente, um encontro entre os educadores do WimBelemDon e os alunos das séries iniciais da escola (aproximadamente 120 crianças). Esse projeto tem como objetivos aproximar e apresentar o WimBelemDon para crianças em idade de ingressarem na ONG; oportunizar um momento de aprendizado aos nossos educandos adolescentes que acompanham e conduzem algumas atividades; introduzir a prática de uma modalidade esportiva (ensinando técnicas de jogo e regras e apresentando equipamentos) e; proporcionar um momento substitutivo às aulas de educação física que, infelizmente, não são realizadas na escola, por não serem obrigatórias para as primeiras séries. Acesse o nosso site para saber tudo sobre a volta do Tattoo Tênis em 2019.

Transformação Social na prática


Os exemplos de Transformação Social de crianças e adolescentes que passaram pelo WimBelemDon são inúmeros. E dois deles estão agora muito próximos de nós. Nesse ano especial tivemos o orgulho de agregarmos ao nosso quadro de funcionários dois “pratas da casa”. A Jaleska Mendes foi educanda por mais de dez anos, e já estava conosco realizando seu estágio curricular de Educação Física, foi contratada como educadora. E o Rafael Bernardes, que foi educando por mais de cinco anos, voltou ao projeto no início do ano, sendo contratado como assistente de comunicação, graças ao seu diploma de Jornalismo. Dois belos exemplos do trabalho que desenvolvemos e que hoje dedicam seu conhecimento na missão de ajudar e inspirar os jovens que, como eles, estão tendo aqui no WimBelemDon uma chance de realizarem seus sonhos.Você pode clicar aqui para saber sobre a Jaleska Mendes, que se formou esse ano e aqui para conferir a história de Rafael Bernardes.

Cuidado especial com a nossa alimentação

A UniRitter já desenvolve, há três anos, uma série de atividades em parceria com o WimBelemDon: oficinas de culinária, participação em eventos e desenvolvimento de estágios. Este ano a parceria foi ampliada, com a entrada do curso de Nutrição, que passou a ser responsável pela montagem do cardápio do nosso refeitório e pelo programa de avaliação e acompanhamento nutricional dos nossos educandos.

Clique aqui para saber tudo sobre a parceria.

 

Teve Tênis… E muitas outras atividades


O ano foi intenso e repleto de atividades no WimBelemDon. O Tênis é nosso grande cartão de visitas, mas acaba sendo apenas uma, das diversas experiências de que oferecemos aos nossos educandos durante seu tempo conosco. Cinemacerâmicafotografiaarteterapiaculináriapasseiosinglêstorneioscontação de históriasteatropsicoeducação de atributos e outras atividades, fazem parte da nossa rotina e contribuem na nossa tarefa de promover a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Equipe qualificada


A busca constante pelo melhor atendimento aos nossos educandos faz com que, cada vez mais, façamos investimentos na qualificação da nossa equipe. E, em 2019, conseguimos proporcionar muitas oportunidades para que nossos colaboradores agregassem conhecimento e experiências, contribuindo para a melhora em todas as áreas da organização.Áreas que foram qualificadas: TênisCaptação de RecursosAssistência SocialAlimentaçãoComunicação e Filantropia.

Confira como foi a nossa confraternização de final de ano.

Proximidade com a comunidade


Acreditamos que nossa responsabilidade como um projeto social vai além do atendimento que prestamos aos nossos educandos dentro da nossa sede. Por isso, temos nos empenhado cada vez mais em participar de importantes fóruns de discussão junto à outras organizações e pessoas da região do extremo sul de Porto Alegre. A construção de um entorno mais seguro e com mais oportunidades de lazer, estudo e trabalho, são fundamentais para que nossos jovens tenham mais chances de concretizarem seus sonhos e contribuírem para a melhoria e crescimento da sociedadeNós participamos da Regionalização do Extremo Sul.
Estivemos na XIII Pré-Conferência da Assistência Social do Extremo Sul.
E também participamos da Reunião do Orçamento Participativo.

A fantástica fábrica de eventos do WimBelemDon

Pelo segundo ano consecutivo, o WimBelemDon realizou e participou de cinco eventos. Ao todo, mais de duas mil pessoas participaram dessas iniciativas, que tiveram a solidariedade como protagonista. Tênis bem jogado, música boa, comida saborosa e muita alegria foram características desses eventos que arrecadaram mais de cem mil reais e ajudaram a divulgar ainda mais o trabalho diário que realizamos. 

Confiança e credibilidade

Todo o trabalho que realizamos diariamente no WimBelemDon, só é possível graças à uma grande rede de empresasentidades e pessoas que colaboram conosco. Ao todo temos 32 empresas e entidades que apoiaram o projeto no ano, através de doações financeiras, de produtos e serviços.

Esse número dobra, se juntarmos à essa lista as empresas que nos ajudam pontualmente, através de patrocínios e apoios para nossos eventos, passeios e outras ações que realizamos ao longo do ano. Vale ressaltar também que essa confiança no trabalho é demonstrada pelo número de pessoas que contribuem recorrentemente com o projeto. Vamos terminar o ano de 2019 com mais de 100 doadores recorrentes, que são aquelas pessoas que fazem a sua doação mensal, não dedutível do imposto de renda.

Saiba mais clicando aqui.

 

O que nos aguarda em 2020?

O ano de 2020 já chega sendo especial. Em outubro completaremos vinte anos de história, uma marca que deve ser muito comemorada. Mesmo em um país como o nosso, em que a grande desigualdade social faz com que projetos como o WimBelemDon sejam extremamente necessários, atingir essa marca é uma tarefa complicada. E, como agravante, o cenário político e econômico conturbado vivido em 2019, torna essa tarefa ainda mais árdua.

Mesmo assim, acreditamos que 2020 será repleto de oportunidades para o WimBelemDon. Nossos eventos estão consolidados e servem como um importante cartão de visita para a ONG. Nossa parceria com a Fundação Itaú Social acabou de iniciar e já conseguimos implementar melhorias nos nossos processos internos, o que nos torna mais ágeis na hora de darmos repostas às oportunidades e demandas que surgem. Temos um relacionamento cada vez mais estreito com o nosso território, que reconhece a importância do trabalho que desenvolvemos e serve como nosso grande avalista. Aumentamos o número de educandos atendidos diariamente e ampliamos nossa atuação, atendendo semanalmente mais de cem crianças no projeto Tattoo Tênis. Consolidamos parcerias estratégicas que nos apoiam tanto nos processos de gestão, quanto na ampliação do leque de atividades que oferecemos aos educandos. Mantivemos, ampliamos e qualificamos nossa equipe de colaboradores, apostando na continuidade de um trabalho que vem dando certo. E, o mais importante, continuamos a ver belas histórias de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, nas crianças e adolescentes que atendemos.

Como pode ser visto, são vários os motivos que nos levam a crer que o ano de 2020 será muito bom para o WimBelemDon. E, como é de praxe, nossa vontade é continuar crescendo. Assim, temos uma meta audaciosa para o ano que vem: A ampliação da nossa sede. Esperamos iniciar em 2020 a construção de ecosalas adaptadas em containers navais. Essa estrutura, cujo projeto total tem mais de 200m², abrigará: salas de aula, banheiros, recepção, área administrativa, sala de atendimento psicológico e de reuniões. Com isso poderemos ampliar o número de educandos atendidos diariamente, diversificar ainda mais as atividades oferecidas, melhorar a infraestrutura e ainda também oportunizar espaços para atividades da comunidade.

Um projeto tão ambicioso só vai sair do papel se seguirmos contando com o apoio da grande rede de relacionamento que cerca o WimBelemDon. Seja o doador mensal de R$ 30,00, o voluntário semanal, aquele que curte e compartilha nossas postagens, as pessoas que doam artigos esportivos ou as grandes empresas que destinam recursos pelo imposto de renda….todos contribuem e, certamente, continuarão contribuindo para que possamos seguir nosso trabalho de promover a verdadeira TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Você pode contribuir para a nossa campanha para a construção de ecosalas clicando aqui.

Comentário não permitido

© 2016 - Powered by Fiapo Labs - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.