Projeto Social WimBelemDon anuncia novidades durante o Rolando Arroz

Evento realizado no último domingo reuniu centenas de pessoas para uma programação especial marcada por muita emoção

Porto Alegre/RS – Uma etapa de cada vez. Mas se for preciso, várias etapas de uma só vez. O Projeto Social WimBelemDon, que atende cerca de 100 crianças na Zona Sul de Porto Alegre, promoveu no último domingo (29) a sétima edição do seu mais importante evento, o Rolando Arroz. Como de costume, centenas de pessoas aproveitaram o dia ensolarado para acompanhar uma programação diversificada, onde não faltaram estrelas do nível de Thomaz Koch, Fernando Meligeni, Bruno Soares, André Ghem e Marcos Daniel.

Entre os fatos marcantes, quatro se destacaram de forma especial: a comemoração da compra do terreno onde funciona o projeto, aquisição garantida graças à uma campanha de crowfunding que ganhou admiradores não só do Brasil, mas também de outros países; a criação do Caminho do Ace Social, um espaço que reúne a marca – no caso a palma da mão – de nomes importantes do tênis nacional que dedicam atenção especial ao projeto, incluindo Gustavo Kuerten; a inauguração do refeitório e cozinha industrial com todo o conforto e condições apropriadas para atender as necessidades dos alunos; e, por último, porém não menos importante, o convite para que Bruno Soares, um dos grandes nomes mundiais do tênis em duplas, aceitasse ser mais um embaixador do Projeto WimBelemDon, juntando-se a Koch e Meligeni.

Claro, ele aceitou prontamente, sob aplausos efusivos da garotada do projeto e de quem acompanhou de perto um domingo marcante. “A cada ano que passa o projeto está mais bonito, mais alegre. Neste ano tivemos que correr muito para adquirir a sede. Foi bacana ver como todo mundo se envolveu. Expliquei o projeto ao Rafael Nadal e pedi uma raquete que pudesse ser doada. Ele não deu só uma, deu três raquetes e mais uma camiseta, tudo autografado. As pessoas se sentem emocionadas quando falamos nesta história legal. Vamos estar juntos, agora como embaixador”, disse Bruno. Doações dos irmãos Bryan e de Andy Murray também tiveram a fundamental participação do tenista brasileiro.

Emoção, a propósito, é o que não faltou durante o Rolando Arroz. Convidada a falar um pouco sobre a viagem que fez à Inglaterra, objetivando aprimorar o seu inglês, a ex-participante do projeto Jaleska Mendes levou muita gente ao choro. “Foi uma experiência incrível, três meses de uma realidade muito diferente do que a que conhecemos. Amadureci muito”, contou Jaleska, que conseguiu viajar a partir da mobilização de inúmeras pessoas e empresas e de recursos oriundos de uma campanha de crowfunding.

Ela foi aprovada para cursar universidade no Kansas, Estados Unidos, para onde irá em janeiro para estudar e jogar tênis. “Jamais imaginei que chegaria lá. É preciso correr atrás do sonho, se esforçar, lutar para que ele aconteça. Agradeço muito a todos que me ajudaram, em especial ao projeto, onde tudo começou”, reconheceu Jaleska.

MELIGENI – Carinhosamente chamado de Fininho, Fernando Meligeni foi uma das primeiras personalidades do tênis nacional, ao lado de Thomaz Koch, a abraçar a causa do WimBelemDon. Ele acompanha de perto as atividades e tem consciência das dificuldades enfrentadas pelo projeto. “É uma luta duríssima. A compra do terreno só foi possível porque muitas pessoas fizeram a sua parte.

A preocupação agora é manter o projeto sempre forte para que esta garotada tenha oportunidade de buscar algo maior. Basta acreditar e trabalhar”, afirmou Fininho. Para o idealizador do WImBelemDon, Marcelo Ruschel, o compromisso cresce a cada dia. “O projeto se faz como se deve fazer qualquer coisa na vida: com muito amor, com brilho nos olhos. Aqui tratamos todas as crianças de uma forma igual, com um tempero especial que é o afeto e o amor”, ressaltou Ruschel, acompanhado de perto pela não menos emocionada companheira de todas as horas Luciane Barcelos.

A programação do Rolando Arroz teve ainda empresários, jogadores e integrantes do projeto disputando um torneio de trincas, além de um almoço especial à base de pratos preparados com arroz.

O apoio foi da Associação Leopoldina Juvenil, Bendito Design, CBT – Confederação Brasileira de Tênis e Correios, Confraria União D’Elas, De Zotti Comunicações, Federação Gaúcha de Tênis, Fundação John Deere – Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte, Grêmio Náutico União, Interval International, M.Schmiedt Produções, Mauricio Ronaldo Tennis Service, Plaza Hotéis, Plaza Vacation Club, Porto Brasil Viagens, Print Paper Gráfica, Restaurante Fazenda Barba Negra, Revista Tênis, Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Sogipa, Tempo Porto Alegre, Volkmann Alimentos, Vonpar e Tretorn.

SOBRE O WIMBELEMDON – O WimBelemDon faz um trabalho reconhecido de integração social com aproximadamente uma centena de crianças em situação de vulnerabilidade, por meio do ensino do tênis e do acesso a atividades culturais e educacionais, incluindo aula de tênis, oficinas de leitura e escrita, reforço escolar de matemática e português, oficinas de cinema e aulas de inglês, tudo isto com acompanhamento de psicólogos e de uma profissional psicopedagoga com mestrado no exterior. Informações complementares podem ser obtidas pelo e-mail fixandoraizes@wimbelemdon.com.br ou pelo telefone (51) 3246-0165.

A sede do WimBelemDon está localizada na Avenida Heitor Vieira, 78, Bairro Belém Novo, em Porto Alegre, e está aberta a novas parcerias. O Projeto Social WimBelemDon tem como mantenedor principal a Fundação John Deere – Ministério do Esporte, Lei de Incentivo ao Esporte, contando também com Lojas Renner, Banrisul, Vonpar, Frigelar-ar-condicionado, Medabil, Instituto Attilio Bilibio, CBT- Correios, Betapar, Associação Leopoldina Juvenil, Public Broker e Marco – Projetos e Construções e Fabesul. Os apoiadores são Faculdade Sogipa, Gráfica Print Paper, Pró-Lonas, Dinamize, AJURIS – Associação dos Juízes do RS, Monitora RS, HYB, Madeben – Materiais de Construção, Winehouse, Egali Intercâmbio, Hotéis Plaza e Plaza Vacation Club, Volkmann Alimentos, Errea, Elefante Letrado e Bendito Design.

Translate »