Projeto sobre Monitoramento de Indicadores

WimBelemDon apresenta projeto sobre Monitoramento de Indicadores.

A manhã de quinta-feira, dia 22 de julho, foi de novidades no WimBelemDon. Em uma reunião virtual que contou com a presença de mais de 30 representantes de OSCs de todas as regiões do Brasil, participantes do segundo ciclo do Programa Missão em Foco da Fundação Itaú Social, o WimBelemDon e o Circo Crescer e Viver (OSC sediada no Rio de Janeiro), apresentaram suas experiências na criação de sistemas de monitoramento e indicadores de impacto social.

Em mais de duas horas de reunião, os participantes tiveram a visão sobre como as duas OSCs se estruturaram para a coleta, armazenamento e, principalmente, avaliação de dados. Mais do que simplesmente “apresentar números”, o grande desafio enfrentado pelas organizações é “Como contar histórias de Impacto Social apoiadas em Dados”.

Apesar de estarem em momentos distintos no processo, as duas OSCs relataram histórias parecidas: um início com falta de informação sobre o tema e busca de conhecimento (que, em sua maioria, está em experiências de organizações de outros setores); seguido da etapa de alinhamento com a equipe (onde uma mudança de cultura tem que ser implantada) e busca de ferramentas de apoio (e as dificuldades de se encontrar ferramentas que se adaptem à realidade do terceiro setor); até chegar na coleta de dados (onde essa nova realidade é apresentada ao público atendido) e, posteriormente, a análise e utilização das informações mensuradas.

As lições apresentadas no encontro serviram de inspiração para as organizações que estão buscando iniciar essa caminhada. Conforme fala do Gerente de Projetos do WimBelemDon, Leonardo Stumpf Teixeira, “não existe uma receita de bolo que possa ser seguida por todas as OSCs”. Cada organização tem suas características próprias (causa, tamanho, público, localização, cultura, etc) e deve buscar a forma que melhor se adequa a sua realidade e ao seu propósito transformador. E, apesar das dificuldades enfrentadas nesse processo, o resultado final vale o esforço. Ambas organizações apontam alguns dos resultados dessa caminhada:

Cada organização tem suas características próprias (causa, tamanho, público, localização, cultura, etc) e deve buscar a forma que melhor se adequa a sua realidade e ao seu propósito transformador. E, apesar das dificuldades enfrentadas nesse processo, o resultado final vale o esforço. Ambas organizações apontam alguns dos resultados dessa caminhada:

  • Desenvolvimento de uma cultura de inovação e de tomada de decisões baseada em dados;
  • Inovação sociocultural;
  • Aperfeiçoamento da metodologia;
  • Fortalecimento de vínculos sócio familiares.
  • O atendido tendo a oportunidade de enxergar seu próprio desenvolvimento.

E, tão importante quanto os resultados acima, a medição de indicadores de impacto social, possibilita “transformar números em sentimentos e emoções”, como disse de forma emocionada a Gerente Técnica e Fundadora do WimBelemDon, Luciane Barcelos.

Queremos deixar aqui nossos agradecimentos à Fundação Itaú Social e a Lemniscata Consultoria pela organização e condução do encontro, ao Circo Crescer e Viver pela parceria na apresentação do tema, às demais OSCs do Ciclo Dois do Programa Missão em Foco pela participação e contribuições na reunião e aos nossos representantes do Conselho Deliberativo do WimBelemDon, Benôni Canellas Rossi (presidente) e José Elias Flores Júnior (vice-presidente) que prestigiaram o encontro. 

E um agradecimento muito especial a toda a equipe da área técnica do WimBelemDon, que tem se empenhado há mais de um ano na construção do nosso sistema de monitoramento. Muito obrigado Felipe Pedroso, Jaleska Mendes, Márcio Mauad, Raphael Trindade, Valéria Silva e Victória Braga.

Translate »