O WimBelemDon na FARROUPSTECH 2020

A FARROUPSTECH 2020 aconteceu de 22 até o dia 26 de junho, abordando diversos temas importantíssimos no setor da educação. Promovida pela Escola de Professores Inquietos e pelo Colégio Farroupilha, a FARROUPSTECH se uniu à Semana de Tecnologia Educacional do Colégio Farroupilha, trazendo o tema “Reflexões e possibilidades para o novo cenário da educação”.

Valéria Santos, Educadora responsável pela Oficina de Aprendizagem, Alfabetização e Reforço Escolar do WimBelemDon, participou de todos os encontros virtuais, absorvendo conhecimentos de diversas áreas e de assuntos variados.

Ao longo de toda a semana, os educadores participaram de palestras on-line e de um web talk no canal do YouTube da Escola de Professores Inquietos.

Confira a programação que ocorreu durante a semana:

22 de Junho – segunda-feira

Palestra de abertura “O que muda na educação? Reflexões, na perspectiva da gestão escolar, sobre o cenário pós-pandemia”
A suspensão das aulas presenciais trouxe para a educação um cenário de muitos desafios mas, também, de novas possibilidades. Educadores de todo o mundo reinventaram formatos de ensino e aprendizagem, tendo a tecnologia como uma importante aliada. Por outro lado, o contexto evidencia ainda mais a importância da troca e das vivências para o processo o educativo. Qual o perfil de educador que será necessário para o período pós-pandemia? Reflexões como essa serão pauta durante a fala da Diretora Pedagógica do Farroupilha, Marícia Ferri.

Palestra “Estratégias didáticas com o Google Jamboard”
Qual a melhor forma de Ensinar?, Qual a melhor forma de Aprender?, Qual a melhor forma de estudar? e Por que esquecemos o que estudamos? são algumas das perguntas que serão respondidas durante a fala, de forma interativa, colaborativa e reflexiva usando Google Jamboard.

23 de junho – terça-feira

Palestra “A Gamificação como Estratégia Ativa de Aprendizagem”
Durante a atividade, serão explorados os caminhos e as possibilidades da Gamificação aplicada à educação. Definições, narrativas envolventes, retenção e construção de elementos que buscam o engajamento e a aprendizagem colaborativa, por meio da plataforma Mentimeter.

24 de junho – quarta-feira

Palestra “Vamos inverter a sala de aula”
Na atividade, será realizado um overview (de professor para professor), sobre a organização do ambiente Padlet, para que estudantes e professores possam tirar o máximo proveito desse Ambiente Virtual de Aprendizagem, fundamentado nas premissas do Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida).

25 de junho – quinta-feira

Palestra “Escola e Produção de Mídia” 
O isolamento social causado pelo novo coronavírus despertou o interesse por mídia, educação e tecnologia em um piscar de olhos. De uma hora para outra escolas, universidades e cursos de todas as áreas se viram forçadas a prosseguir com o conteúdo iniciado, só que agora em um outro formato. Da sala de aula tradicional migraram para o espaço digital levando professores de todas as idades a correr atrás de serviços e ferramentas que propiciam transmissão de informação e conhecimento pela internet. Nessa palestra, serão abordados os conceitos relacionados ao uso da internet e à leitura da mídia, como letramento digital, segurança da informação e segurança dos dados na internet.

26 de junho – sexta-feira

Web Talks “Um Grande Debate”
Um brainstorming sobre o que foi explorado nos quatro dias anteriores de evento, com espaço para perguntas do mediador e do público.

Você pode conferir tudo sobre a FARROUPSTECH 2020 clicando aqui.

Translate »