O WimBelemDon está chegando na maioridade

No próximo dia 31 de outubro, enquanto crianças em várias partes do mundo estarão se divertindo com as brincadeiras do Dia das Bruxas, um grupo de crianças e adolescentes do bairro Belém Novo, na zona sul de Porto Alegre, tem um motivo diferente para sorrir. Nessa data, o Projeto WimBelemDon chega a sua maioridade, completando dezoito anos. A data é simbólica, pois foi nesse dia, no ano de 2000, que o fotógrafo Marcelo Ruschel alugou uma quadra de tênis abandonada, onde hoje se localiza a sede do projeto.

Daquele dia em diante, muita coisa mudou. De uma fase inicial de muito aprendizado, onde as maiores  dificuldades estavam em encontrar pessoas que ajudassem, o WimBelemDon passou por muitos altos e baixos. Em março de 2003 o projeto entrou na sua fase mais profissional. A entrada de quarenta crianças mudou a rotina da sede e as atividades se tornaram regulares. No segundo semestre do mesmo ano, mais quarenta crianças passaram a integrar as oficinas e aulas promovidas por profissionais e voluntários. Esse crescimento fez com que a instituição ganhasse projeção e o olhar de mais pessoas, incluindo dois dos maiores tenistas do país, Fernando Meligeni e Thomaz Koch, que logo passaram a ser embaixadores do WimBelemDon. Mais tarde outro grande tenista brasileiro, o mineiro Bruno Soares, também se apaixonou pelo projeto, tornando-se o nosso terceiro embaixador.

Passados mais alguns anos de muito aprendizado e belas histórias dos nossos educandos, o poder de mobilização do projeto foi posto a prova. Em 2015, o terreno onde fica a sede teria que ser comprado (até então ele era alugado) ou então teríamos que desocupá-lo, o que, em última instância, decretaria o fim do projeto. Apesar do susto inicial, o espírito empreendedor que o projeto demonstrou desde o seu início foi mais forte e o desafio de arrecadar o valor de R$ 390.000,00 para a compra do terreno foi vencido. A campanha “Fixando Raízes” mobilizou mais de 1200 doadores e grandes nomes do tênis mundial, como Gustavo Kuerten, Andy Murray e Rafael Nadal, e alcançou o posto de maior campanha de crowdfunding do terceiro setor no Brasil.

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, fomos adequando e melhorando a nossa proposta educativa, visando explorar e estimular as múltiplas inteligências de cada criança e adolescente. O conjunto de oficinas esportivas, culturais, pedagógicas e socioemocionais existentes atualmente, promovem a formação integral dos nossos educandos.

Assim como na história de vida de uma criança que vira adolescente, a história do WimBelemDon teve muitos sustos e alegrias, reconhecimentos e indefinições, e, sobretudo, muito amor e apoio. Cada uma das mais de mil crianças e adolescentes que já passaram pelo projeto, nos ajudaram a montar essa bonita história, que chega num momento especial. E para comemorar essa data tão importante, nós estamos planejando diversas atividades ao longo do ano. A 2ª edição do Ué!? Sopa!, a 9ª edição do Rolando Arroz, uma nova campanha de apadrinhamento e a entrada de novos educandos, são algumas das principais ações previstas. E durante todo o ano vamos utilizar uma marca especial, criada pela Bendito Design, e que simboliza os nossos dezoito anos.

Projeto WimBelemDon – 18 anos educando com o tênis!

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Doe agora

    ​  Doe agora mesmo
  • Novidades

  • Newsletter

© 2016 - Powered by Fiapo Labs - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.