O WimBelemDon é muito mais do que tênis

O final de semana não vai sair tão cedo da memória de dez educandos do WimBelemDon. O grupo realizou uma viagem para Pelotas, para participarem da 6ª etapa do Circuito de Tênis Gaúcho. O Torneio Fenadoce ocorreu no Dunas Clube, na cidade histórica da zona sul do Estado. A Quadra Eventos, organizador do Circuito Gaúcho de Tênis, novamente nos isentou das inscrições, além de subsidiar a estadia e alimentação da nossa equipe. Mas como costumamos dizer aqui no WimBelemDon, nós fazemos muito mais do apenas ensinar tênis aos nossos educandos e essa atividade não foi diferente. Com o apoio de parceiros que temos na região, à ida ao torneio acabou se transformando numa oportunidade de ampliar o conhecimento das crianças e adolescentes que participaram do passeio.

Volkmann Alimentos

A primeira parada do grupo foi na cidade de Sentinela do Sul, onde eles conheceram a Fazenda Capão Alto das Criúvas, onde é produzido o Arroz Biodinâmico Volkmann. A Volkmann Alimentos é uma das parceiras mais antigas do WimBelemDon e fornece o arroz servido diariamente aos educandos e funcionários do projeto. Na visita, recepcionados pelos queridíssimos Helena e João Volkmann, os educandos conheceram todo o processo que envolve a plantação, extração de óleo, armazenamento e embalagem das variedades de arroz produzidos no local. Durante a visita eles também tiveram a oportunidade de conhecer uma plantação de chás e vivenciaram o processo de colheita das plantas. No final, um belo almoço com produtos orgânicos da fazenda e, obviamente, um delicioso arroz Volkmann, foi servido ao grupo.

City tour pelo Centro Histórico

Pelotas é uma das cidades mais antigas do Rio Grande do Sul e sua história está presente pelas ruas. O passeio que os educandos realizaram pelo centro da cidade foi ciceroneado pela nossa amiga Carmem Leitzke que mostrou alguns dos principais prédios do local. Em cada um dos pontos visitados, a Carmem contou um pouco da história de grandeza que esses locais possuem. O circuito contou com visitas ao Mercado Central, Prefeitura, Escola Eliseu Maciel (antiga escola de Agronomia), Praça Coronel Pedro Osório (e suas estátuas) e a Biblioteca Pública Pelotense.

Fábrica de Mosaicos

A Fábrica de Mosaicos de Pelotas foi fundada em 1914 e é considerada a mais antiga em atividade no Brasil. O espaço é referência mundial na produção de ladrilho hidráulico que, diferente dos atuais porcelanatos e azulejos, tem uma produção artesanal e exclusiva, que faz com que cada peça seja única. A parceria com o WimBelemDon surgiu através da doação de centenas de ladrilhos feita pelo arquiteto Rudelger Leitzke, que hoje podem ser vistos nas calçadas internas e externas do projeto, além de também estarem presentes como recurso decorativo em alguns ambientes. Na visita guiada à fábrica, a gurizada acompanhou todo o processo de fabricação das peças e ficaram encantados com o que viram. No final da visita a turma ainda recebeu um delicioso lanche dos nossos amigos Rivelino e Carmem.

Praia do Laranjal e pizza

O final do dia de atividades “extra-quadra” contou com duas paradas de bastante descontração. Primeiro a turma foi curtir um pôr-do-sol na Praia do Laranjal. Mesmo com o frio, os educandos aproveitaram para correr e brincar na areia e, como não poderia deixar de ser, tirarem várias fotos. E antes da ida para o hotel, uma paradinha para uma janta “bem pegada” na Pizzaria Cantina de Mamma Pizza, afinal de contas era preciso repor as energias para o dia seguinte.

E até teve tênis

Depois de uma sexta cheia de atividades, o sábado e o domingo foram dedicados ao torneio de tênis. A competição contou com a presença de meninos e meninas de oito a dezesseis anos de idade, divididos em categorias por faixa etária. Ao longo do sábado, as partidas apontavam aqueles que participariam das semifinais e finais no domingo. E o desempenho dos nossos educandos foi altamente positivo. Ao final do torneio tivemos um campeão na categoria 16C Masculino, além de um terceiro e um quarto lugares nas categorias 14B Masculino e 16C Masculino. Isso sem contar os vários momentos de interação com outras crianças e adolescentes, união e torcida pelos amigos, risadas e diversão, que valem mais do que qualquer troféu ou medalha.

Importante ressaltar que essa experiência maravilhosa foi novidade para sete dos dez educandos que participaram da viagem. Eles nunca haviam participado de um torneio fora de Porto Alegre e, certamente, levarão por muito tempo essa experiência que, como falamos lá no início, foi MUITO ALÉM DO TÊNIS.

27

 

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2016 - Powered by Fiapo Labs - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.