O primeiro semestre do Programa Talentos de Futuro

NovidadesComentários desativados em O primeiro semestre do Programa Talentos de Futuro

A Algar é um grupo empresarial com atuação nas áreas de tecnologia, agricultura, entretenimento e serviços, com atuação no Brasil e no exterior. Em 2002 criou o Instituto Algar, que tem como papel realizar e gerir ações de responsabilidade social das empresas Algar, por meio de programas estruturados.

Um desses programas educacionais é o Talentos de Futuro. O programa contribui com a formação de jovens com foco no mercado de trabalho. Esse projeto possui seis eixos de formação: ética, atitude, trabalho em equipe, inovação, comunicação e negociação, que juntos formam as necessidades do mundo do trabalho.

No início do ano o WimBelemDon foi uma das ONGs selecionadas para desenvolver o programa junto aos seus educandos. Após um processo de qualificação dos educadores, a iniciativa foi apresentada para os pais dos educandos em uma reunião de pais no final de março e foi muito bem recebida. Os próprios educandos também gostaram muito da proposta e todos que tinham mais de 14 anos – idade necessária para ingressarem no Talentos de Futuro – se inscreveram. Além disso, o WimBelemDon recebeu autorização para completar a primeira turma com ex-educandos do projeto. No início de abril as aulas começaram, tendo como professores o Psicólogo Felipe Pedroso, a professora Valéria Santos e a Gerente Técnica Luciane Barcelos.

Duas vezes por semana, os educandos se reuniam durante quase todo o turno para realizar atividades que possuem o foco de prepará-los para o mercado de trabalho. Essas atividades consistiam em diversas dinâmicas com temas variados, como Comunicação, Planejamento, Negociação, entre outros.

Os educandos foram avaliados em cada atividade, somando as notas e acumulando em uma média única. Diversos trabalhos marcantes foram feitos, em especial o projeto de entrevistas. Cada educando teria que elaborar entrevistas, que deveriam se encaixar com relações de trabalho. Seja sobre a vida profissional do entrevistado, ou até como se fosse uma entrevista de emprego. Alguns deles entrevistaram parentes, amigos e outros focaram em funcionários do WimBelemDon. Foi um trabalho emocionante e marcante, onde os funcionários falaram sobre como entraram no projeto e como o dia a dia marca as suas vidas de uma forma extremamente positiva.

Ao longo desses três meses, vimos suas evoluções pessoais e profissionais. No último dia de atividades do programa, os educandos criaram seus currículos pela primeira vez, já pensando no mercado de trabalho e prontos para o futuro.


 Nesse dia, eles falaram um pouco sobre como eram há três meses atrás e como estão agora, após terem concluído essa etapa. Com discursos emocionantes, felicidade e o sentimento de dever cumprido, a primeira turma do Talentos de Futuro se encerrava.

A formatura da turma foi realizada às 19 horas do dia 9 de agosto e cada educando pôde levar dois convidados. Na cerimônia, o superintendente Marcelo Ruschel falou sobre a importância que o programa tem para o WimBelemDon e para seus educandos. Além da fala do Marcelo, a professora Valéria Santos da Silva (que esteve à frente das atividades junto com o psicólogo Felipe Pedroso) e a Gerente Técnica, Luciane Barcelos da Silva, também se dirigiram aos educandos e convidados ressaltando a felicidade com esse momento e com o desempenho de cada um dos formandos.


Depois das falas, cada um dos educandos foi chamado para receber seu diploma e uma pequena lembrança pela participação, ao som de músicas escolhidas por eles mesmos.Três educandos foram condecorados por terem 100% de presença: Sarah, Artur e Mateus. Sarah também foi o destaque do Programa Talentos de Futuro, com uma média de 9,2.

Foi uma noite muito especial, com uma bela cerimônia, lindos discursos e, para encerrar, uma mesa repleta de doces e salgados. Foi uma linda noite que fechou com chave de ouro o Programa Talentos de Futuro. Temos a certeza de que nossos educandos saem desse programa mais preparados para o mercado de trabalho e que, graças a parceria com o Instituto Algar, o WimBelemDon agrega ainda mais qualidade no seu trabalho de promover TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Comentário não permitido

© 2016 - Powered by Fiapo Labs - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.