O II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia foi um sucesso

O último domingo (19/09) foi mais um dia marcante na história do WimBelemDon. Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o WimBelemDon foi selecionado como entidade beneficiada no II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia.

A ação, organizada pela ACRIPAR (Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia), ocorreu no último domingo, dia 19/09, em todas as capitais do país e mais 30 municípios do Estado de Rondônia.

Parceria na produção

O WimBelemDon foi responsável pela organização do assado e venda das bandas de tambaqui, que vieram diretamente de Rondônia. O local escolhido para a ação foi o Iate Clube Guaíba, um dos mais tradicionais clubes náuticos de Porto Alegre.

Tendo como cenário de fundo o Rio Guaíba o evento contou com a participação de mais de trinta voluntários. Além dos funcionários do WimBelemDon, contamos com a presença fundamental dos integrantes da Comparsa Cabeça de Toro, que comandaram o assado de mais de 450 quilos de tambaqui.

Também se fizeram mais uma vez presentes em nossos eventos os alunos do Curso de Gastronomia da UniRitter que, sob a coordenação do ChefMoisés Basso, prepararam uma deliciosa farofa gourmet que, feita com os produtos de qualidade superior da Santa Clara e da Orquídea, acompanhou o tambaqui.

A UniRitter também foi responsável, através do Curso de Nutrição, pelo controle de qualidade dos assados. Sob a supervisão coordenadora do curso, a Nutricionista Marina Azambuja Amaral, cada banda teve sua temperatura de cocção aferida e as condições de embalagem averiguadas. Além disso, quem comprou o kit também recebeu o tradicional Guaraná Fruki, que é outro parceiro dos nossos eventos.

Almoço especial para mais de 700 pessoas

Com o fogo das churrasqueiras aceso desde às seis horas da manhã, a logística do evento transcorreu dentro do esperado. Antes do público iniciar a retirada dos kits (às 11h), os primeiros assados estavam destinados para uma ação especial. Com o apoio do BarraShoppingSulKieling Multimodal e do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando Advogados, 250 bandas foram doadas para quatro instituições de Porto Alegre.

Ao todo, mais de 700 pessoas atendidas pelo Asilo Padre CaciquePão dos PobresAbrigo João Paulo II e WimBelemDon, tiveram o delicioso tambaqui como prato principal do almoço de domingo. A precisão dos parceiros da Kieling Multimodal, garantiu que todos recebessem o peixe ainda quente e pronto para o consumo.

Entrega especial em Belém Novo

A sede do WimBelemDon também esteve agitada na véspera do feriado de 20 de setembro. Um estrutura especial foi montada para que a nossa sede fosse o ponto de distribuição de mais de 180 bandas de tambaqui. Além das bandas que foram doadas às famílias dos nossos educandos, fomos o ponto de entrega dos kits adquiridos por moradores da região extremo sul de Porto Alegre.

Para valorizarmos o nosso território, organizamos uma logística especial de entrega para aqueles que adquiriram o kit em Belém Novo não precisarem se deslocar à sede do Iate Clube Guaíba (uma distância aproximada de 20 quilômetros). Ao todo, mais de cem pessoas passaram pela nossa sede entre 11h e 13h para receberem a deliciosa iguaria do norte do país.

Peixe na beira do rio

O desafio de assar e entregar mais de 450 quilos de peixe na véspera do feriado da Revolução Farroupilha não desanimou a equipe que estava, desde às 5h30 da manhã na sede do Iate Clube Guaíba. Além das entregas às instituições beneficentes, aproximadamente cem pessoas passaram pelo clube para retirar o tambaqui entre 11h e 14h. Além do lindo cenário à beira do rio, o público pode curtir a animação do voluntários e o magnífico aroma dos peixes sendo assados em mais de dez churrasqueiras e sob o calor de 300 quilos de carvão.

Seja com o clássico dólmã dos chefs de cozinha utilizado pelo pessoal da UniRitter ou com o tradicional traje gaúcho utilizado pelos integrantes da Comparsa Cabeça de Toro, o certo é que todos demonstravam grande entusiasmo em participarem em uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul.

Saldo triplamente positivo

O saldo de toda a ação foi extremamente positivo. O objetivo da ACRIPAR de divulgar o pescado em todo o Brasil foi alcançado. Ao todos, mais de 30.000 bandas de tambaqui foram consumidas em todo o país. Para o WimBelemDon, a renda da venda dos kits será utilizada para a manutenção das atividades oferecidas aos jovens atendidos, cuja rotina de atendimentos presenciais vem sendo ampliada ao longo do mês de setembro. E também tivemos a felicidade de proporcionar um almoço especial para mais de 700 pessoas que foram agraciadas com a doação das 250 bandas de tambaqui às entidades assistenciais.

Queremos agradecer à ACRIPAR e aos parceiros nacionais do Festival pela confiança em terem escolhido o WimBelemDon como entidade organizadora da em Porto Alegre e aos nossos parceiros locais, que foram essenciais para o sucesso dessa linda e deliciosa ação. Já estamos no aguardo da edição 2022 do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia

Translate »