Novos passos na criação do Endowment do WimBelemDon

Estamos dando mais um passo para a criação do Fundo Patrimonial Filantrópico (Endowment) do WimBelemDon. Como parte das ações de Desenvolvimento Institucional previstas no Programa Missão em Foco da Fundação Itaú Social, o WimBelemDon passa a contar com a assessoria técnica do escritório de advocacia Mattos Filho para o processo de implantação do seu endowment.

O escritório foi escolhido pela Fundação Itaú Social em virtude da larga experiência na área, tendo atuado na criação de fundos patrimoniais em todo o Brasil. A partir de agora os profissionais do escritório paulista se juntam aos profissionais do escritório Rossi, Maffini, Milman e Grando Advogados, de Porto Alegre, que através do seu sócio e vice-presidente do Conselho Deliberativo da ONG, Benôni Rossi, já estão assessorando o WimBelemDon no processo.

O projeto do endowment do WimBelemDon se encontra na fase de definição de estatuto com previsão de, até o final de 2020, estar formalizado e apto para funcionamento.

O que é endowment?

O endowment é um fundo financeiro criado para financiar uma causa ou instituição. Funciona a partir de doações financeiras (de pessoas físicas, empresa ou organizações) que são investidas no mercado financeiro. Somente os rendimentos dessas aplicações podem ser utilizados para financiar a causa ou instituição a qual o fundo se destina. Todas as doações feitas não podem ser mexidas e dessa forma, cada nova doação aumenta o volume financeiro a ser aplicado e, por consequência, aumenta o rendimento que pode ser revertido. No Brasil, a lei 13.800/19, institui e dá os regramentos para a montagem do fundo. Essa é uma prática de financiamento comum em todo o mundo e tem como modelos a serem seguidos os fundos das universidades de Harvard e Yale, nos Estados Unidos.

O objetivo do endowment do WimBelemDon é contarmos com uma forma de financiamento perene das atividades que desenvolvemos, garantindo assim a perpetuidade do nosso trabalho para seguirmos promovendo TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.