Fundação Itaú Social acompanha o primeiro ano de participação do WimBelemDon no Programa Missão em Foco

NovidadesComentários desativados em Fundação Itaú Social acompanha o primeiro ano de participação do WimBelemDon no Programa Missão em Foco

O mês de setembro foi de muito trabalho e reflexão para o WimBelemDon. Em seis encontros que totalizaram mais de vinte e duas horas de trabalho, os gestores e coordenadores do WimBelemDon estiveram envolvidos numa intensa atividade de avaliação e projeção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) montado em 2019, dentro do Programa Missão em Foco.

Com a condução de Fabiana Toyama, da Lemmiscata Consultoria (responsável pelo acompanhamento do WimBelemDon dentro do programa), a equipe se debruçou sobre a Matriz de Desenvolvimento Institucional (documento que avalia um conjunto de 15 critérios agrupados em 2 grandes dimensões: gestão pedagógica e gestão operacional) e que serve como “retrato” do momento da instituição em 2019, quando ingressamos no programa. Essa avaliação permitiu ver os avanços e retrocessos da organização nesse período.

A partir dessa análise o trabalho foi direcionado para uma autoavaliação de todas as áreas do WimBelemDon, onde foram levantadas as atividades e os principais resultados que cada uma dessas áreas deve entregar. Ao enxergarmos o nosso retrato atual (atualização da Matriz de Desenvolvimento Institucional) e as potencialidades e objetivo de cada área (autoavaliação), partimos para a etapa de projeção de cenários futuros. Tendo como base as principais dúvidas que temos para o ano que se avizinha (sustentabilidade financeira em virtude da crise econômica e readaptação dos educandos às atividades pós distanciamento social), a equipe projetou cenários otimistas e pessimistas para a atuação do WimBelemDon em 2021.

Com os cenários previstos, a última etapa do trabalho foi a avaliação e projeção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) montado em 2019. O PDI abrange uma série de ações de melhoria (levando em consideração os critérios da Matriz de Desenvolvimento) que tem como foco atingir o objetivo macro para o ano seguinte. A avaliação mostrou quais das ações foram efetivamente desenvolvidas em 2020 e quais acabaram tendo sua execução prejudicadas pela pandemia. Depois dessa análise a equipe projetou quais ações seguem dentro do plano (por estarem condizentes com o objetivo de 2021) e quais novas estratégias devem ser elaboradas.

Nas palavras da Fabi, o trabalho desenvolvido nesses seis encontros foi “produtivo, leve, e o mais importante, abriu espaço para que as diferentes áreas alinhassem e enriquecessem suas visões de contexto e de futuro, o que fortalece a equipe e, consequentemente, a instituição como um todo” e mostrou que o WimBelemDon “tem a capacidade de acolher as perspectivas complementares de seus colaboradores de forma a alavancar a discussão estratégica com muito afeto, respeito e bom humor, tendo as crianças e jovens no centro da construção o tempo todo. Fabi finaliza dizendo que esse “é um processo muito bonito de se ver“.

Participaram do processo: Marcelo Ruschel (fundador e superintendente), Luciane Barcelos (fundadora e gerente técnica), Dionara Benini (gerente administrativa e financeira), Leonardo Stumpf (gerente de projetos), Cristiano Santarem (gerente de comunicação), Raphael Trindade (gerente de esportes), Felipe Pedroso (psicólogo), Valéria Silva (educadora) e Jaleska Mendes (educadora e ex-educanda do WimBelemDon).

Saímos desses encontros ainda mais comprometidos com a nossa tarefa de buscarmos a constante qualificação dos nossos processos. Sabemos da responsabilidade que temos com a parceria com a Fundação Itaú Social e, principalmente, com nosso objetivo imutável de promovermos TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Certamente iniciaremos o mês de comemoração dos 20 anos do WimBelemDon mais empolgados e cheios de boas energias e expectativas.

Comentário não permitido

© 2016 - Powered by Agência Dupla - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.

Translate »