De Belém Novo para a China

A terça foi marcada por uma despedida para os educandos e funcionários do WimBelemDon. Na verdade, foi um até logo, já que sabemos que o nosso amigo Gustavo Baltazar vai continuar visitando o projeto sempre que possível. Mas certamente a visita vai demorar um pouco a acontecer já que, pelo menos no próximo ano, o Guga estará morando na China.

Para quem não sabe o Guga, foi educando do WimBelemDon durante dez anos. Ele entrou no projeto em 2003, aos oito anos, e ficou até 2013, quando completou dezoito. Como ele mesmo conta, o WimBelemDon foi fundamental para que ele conseguisse ter a trajetória de vida pessoal e profissional que ele tem até hoje. Para deixar de ser um menino competitivo e irrequieto, que não podia “nem perder par ou ímpar”, e se transformar em um adulto concentrado e que está pronto para encarar o grande desafio de ir morar fora, em um país com uma cultura totalmente diferente da nossa, o Guga passou por muita coisa. E em cada momento importante da sua vida, ele lembra com carinho do apoio que sempre recebeu do projeto.

Ao completar dezoito anos e ter que, necessariamente, deixar o projeto, a opção foi por tentar entrar para um curso superior de educação física. Nesse primeiro passo fora da sua “segunda casa”, o apoio do WimBelemDon foi fundamental, pois foi através do projeto que ele conseguiu uma bolsa integral junto à Faculdade Sogipa, nossa parceira de longa data. Durante o período de estudos surgiu a oportunidade de voltar ao WimBelemDon, agora como estagiário. O educando virava “professor”. E durante esse tempo ele viu o quão difícil é essa tarefa e, inevitavelmente, se lembrou das atitudes que ele tinha quando era educando. E isso serviu como reflexão e aprendizado. “Isso me ajudou muito a me conhecer melhor e ver como mudar algumas atitudes”.

Depois do período de estágio no projeto, Guga foi convidado para estagiar na Associação Leopoldina Juvenil, onde mais tarde acabou sendo contratado para dar aulas aos associados do clube. E, há aproximadamente trinta dias atrás, o convite que o pegou de surpresa. Guga foi convidado para jogar futsal (esporte que sempre gostou e nunca deixou de praticar) em um time da cidade de Qingdao, na China. Além de jogador, Guga irá auxiliar o técnico do time na preparação física dos jogadores. Um passo gigantesco para o menino que viveu a vida toda em Porto Alegre. E para aumentar um pouco mais o desafio, a ida para a China, num trajeto de mais de trinta horas de voo, será a primeira viagem de avião do Guga.

E comprovando a importância que o WimBelemDon tem na vida do Guga, ele fez questão de contar a novidade em primeira mão para o Marcelo e para a Luciane, fundadores do projeto e pessoas que acompanharam de perto toda a trajetória de vida dele. E indo além, dedicou grande parte da última terça (dois dias antes da viagem) para se reunir com funcionários e educandos do projeto. Num belo dia de sol, Guga participou de atividades com as turmas da manhã e da tarde. Relembrou um pouco dos tempos de educando e de professor do WimBelemDon. Almoçou, conversou, respondeu perguntas e chorou junto com seus amigos, ou como ele mesmo diz, sua segunda família. Foi um dia de ser a referência para as crianças e adolescentes. O menino competitivo e irrequieto hoje é um exemplo para os jovens que estão no projeto. “Para mim, ser um exemplo pra essa gurizada é bom. Quando eu tinha a idade deles eu tinha o sonho de me tornar treinador, mas eu via isso muito longe. Quando tu estás ali no dia-a-dia, tu não te imaginas fazendo uma faculdade ou dando aula numa quadra, isso é muito distante. Mas com o tempo e com as coisas acontecendo tu acabas vendo que isso não é um bicho de sete cabeças. Se a pessoa estudar e se dedicar, é possível alcançar.”

Pois é Guga…nós sabemos que isso é possível e ficamos muito felizes de ver essa transformação em ti.

 

Comments ( 1 )
  1. Susana Maria Rossi de Carvalho e Silva

    Parabéns Guga. Aproveitaste bem tudo o que o Wimbelemdon te ofereceu. Agora vais servir de exemplo para as gerações futuras!!! Um grande abraço.

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2016 - Powered by Fiapo Labs - Todos os direitos reservados. Web site do Projeto WimBelemDon / Steps.