Copa Itaú de Tênis Escolar

0

Pessoal,
Estou muito feliz e queria compartilhar com vocês, colaboradores, ex-colaboradores, e simpatizantes do Projeto WimBelemDon…mesmo com um futuro ainda incerto do Projeto WimBelemDon, temos um belo resultado, dentro e fora das quadras… Leiam o release abaixo, que foi enviado pela assessoria de imprensa do Torneio Copa Itaú de Tênis Escolar…Inscrevemos várias crianças em cada uma das categorias na Copa Itaú de Tênis Escolar: ….Na categoria até 14 anos…levamos 7…para nossa surpresa TRES ganharam na primeira rodada…e a JALESKA ( na matéria abaixo erraram e colocaram JaNeska) ganhou de novo….e foi para a SEMIFINAL.. ela saiu emocionada e chorando da quadra , e a Lu me ligou chorando para contar…. ISTO NAO TEM PREÇOprincipalmente pelo que ela disse na entrevista abaixo…Grifei em vermelho para facilitar….
Fatos que eu considero importante lembrar para que compreendam melhor o que aconteceu:
- Nossas crianças praticam tênis apenas 1 hora, duas vezes por semana, e, ainda, em cada grupo são 15 crianças com um único professor
- Jogaram contra crianças de colégios particulares, muitas delas com professores particulares, ou fazendo parte de equipes de tênis de vários clubes tradicionais,
- Vários deles nunca haviam jogado uma partida em 3 sets, outros nunca tinham jogado um torneio, e nenhum deles tinha jogado em quadra rápida e com bolinhas novas.
- A maioria perdeu de 6/0 6/0 , mas o simples fato de terem sido respeitados os fez , na sua totalidade, saírem muito felizes com a experiência. Em um dos jogos , nosso aluno Cledir, passou a torcer para seu algoz que o tinha derrotado por 6/0 6/0, pelo simples fato de que seu adversário o tinha respeitado, percebendo sua inexperiência, pedindo para ele se acalmar, lhe ajudando na contagem, e jogando mais “light” , com a nítida intenção de fazer com que o Cledir não se sentisse humilhado.
Tudo isto, complementado com o que disse a Jaleska na entrevista transcrita abaixo, nos faz ter a tranquilidade que, mesmo que o Projeto WimBelemDon venha a ter que encerrar as atividades, já fizemos muita coisa com muito pouco… caso isto aconteça, ficaremos muito tristes, mas com a consciência tranquila que fizemos uma pequena diferença na vida de algumas crianças.
Abs
Marcelo Ruschel

Iniciar mensagem reenviada:
De: Torneio Escolar Universitário <torneioescolaruniversitario@hotmail.com>
Data: 24 de abril de 2009 21h10min57s GMT-03:00
Assunto: Tênis – Diogo Casa e Janeska Mendes chegam às semifinais da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009/Chaves ATUALIZADAS & Programação SÁBADO FINAIS 14 MASC/FEM

Diogo Casa e Janeska Mendes chegam às semifinais da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 nos 14 anos

Porto Alegre (RS) – Diogo Casa (Colégio São José – Pelotas) e Janeska Mendes (E.E. Glicério Alves) são os primeiros finalistas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 nos 14 anos. Na tarde desta sexta-feira (24/04), Diogo, primeiro cabeça-de-chave, eliminou Rafael Lenz (Colégio Rosário) por 6/0 e 6/4. Janeska, em seu primeiro campeonato na vida, passou por Melissa Lee (Colégio Farroup – CPOR) por 6/3 e 6/4.

A aluna da oitava série da escola estadual Janeska estava emocionada com a vitória, conquista compartilhada pelos colegas do Projeto WimBelemDon, que procura, por meio do ensino do tênis e da realização de atividades extraescolares, desenvolver habilidades e atitudes nas crianças, buscando facilitar seu processo de integração social. “Eu estava muito nervosa, mas as bolas de fundo me salvaram”, contou Janeska, 13 anos, com voz entrecordata. Ela também vê no tênis, de certa forma, uma forma de salvação. “Não me imagino competindo como tenista profissional no futuro, porém vejo o esporte como uma maneira de crescer como pessoa”, completa.


n>

O 1m87cm de Diogo já está acostumado à movimentação mais febril dos 16 anos, categoria em que está atuando desde o início de 2009 e na qual ocupa o 39 lugar no ranking da CBTenis. Por isso, ele mesmo diz que não está jogando como gostaria. “O ritmo é mais lento do que nos 16”, compara Diogo, que completará 15 anos em julho.
Neste sábado (25/04), as semifinais começarão às 9h, no Complexo Esportivo da PUCRS, e a entrada é gratuita. O campeão em cada uma das categorias ganhará uma viagem aos Estados Unidos nas férias de julho para desenvolver mais o tênis
“Este é o objetivo”, assegura Diogo ao se referir ao título e à possibilidade de conhecer os Estados Unidos. Pelo Circuito Cosat, em 2008, o estudante do primeiro ano do Ensino Médio esteve na Argentina e no Uruguai. E, em 2009, pelos 16, jogou no Peru, na Bolívia e no Chile.

Enquanto os tenistas corriam pelas quadras, dezenas de olhos estavam impressionados com toda aquela movimentação. Eram os integrantes do núcleo da PUCRS da Fundação Tênis, uma organização, que desde 2000, procura o desenvolvimento motor e a capacitação técnica individual de crianças por meio do tênis. A maior parte das quase 40 atletas estuda na Escola Municipal Mariano Becker, encravada na Vila Bom Jesus, uma área de elevado risco social em Porto Alegre. “Alguns deles nunca tinham visto uma partida de tênis antes”, explica o professor André Barreto, que junto ao colega Gustavo Dubois, teve como objetivo fazer uma aula diferença, em que os estudantes entre nove e 15 anos vivenciassem o ambiente de um torneio. Hoje, a Fundação contabiliza sete núcleos – cinco no Rio Grande do Sul e um em Pirituba, em São Paulo.

Inscrições abertas – A etapa gaúcha da Copa Itaú de Tênis se estende até o dia 09 de maio, sendo que as inscrições para os 17 anos e a categoria universitária podem ser feitas pelos fones (51) 3245-3925 ou (51) 8124-1255. Do Rio Grande do Sul, a competição, que teve início no Paraná, em março, realiza a última seletiva da temporada entre instituições de ensino do Estado de São Paulo, de 23 de maio a 16 de junho.

Prêmio – Lançada nesta temporada, a Copa Itaú de Tênis oferece aos campeões de simples de cada seletiva uma viagem aos Estados Unidos, incluindo passagem aérea, treinamento em uma conceituada academia, traslado aeroporto-academia-aeroporto, hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e curso de inglês. A competição também premia com troféu a “Melhor Instituição de Ensino do Estado”, de acordo com o desempenho de seus atletas, na soma dos resultados de simples e de duplas.

A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 é patrocinada pelo Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, com a chancela da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e o apoio do Clube do Tênis, PUC-RS, USP, Revista Tennis View e Federações de Tênis dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A etapa gaúcha também conta com o apoio da HP do Brasil, Impressoras e Multifuncionais.

COPA ITAÚ DE TÊNIS ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO 2009

ETAPA GAÚCHA (inscrições abertas)
Período – de 16 de abril a 09 de maio de 2009
Local: PUC – Pontifícia Universidade Católica (Porto Alegre/ RS)
Informações e Inscrições: 51-3245-3925 # 51-8124-1255 # torneioescolaruniversitario@hotmail.com

Cronograma
de 16/ abr a 18/ abr/ 2009 – jogos da categoria 12 anos (disputa encerrada)
de 23/ abr a 25/ abr/ 2009 – jogos da categoria 14 anos (inscrições encerradas)

v style=”margin:0;padding:0;”>de 30/ abr a 02/ mai/ 2009 – jogos da categoria 17 anos (inscrições GRATUITAS até o dia 27 de abril)

de 07/ mai a 09/ mai/ 2009 – jogos da categoria universitária (inscrições GRATUITAS até o dia 04 de maio)

Resultados sexta-feira (23/04)
Segunda rodada

Suelen Abel (Fundação Evangélica – Novo Hambrugo) d. Carolina Costa (Colégio Farroupilha -Três Figueiras) 6/0 6/0
Ellen Flesch (Colégio João Paulo I) d. Alessandra Barros (Colégio João Paulo I – POA) WO
Nicole Feltes (Colégio Sinodal – São Leopoldo) d. Luiza Goerl (Dom Feliciano – Gravataí) 6/0 6/0
Melissa Lee (Colégio Farroup – CPOR) d. Maria Laura Schiefelbain (Rio Branco – Cachoeira do Sul) WO
Diogo Casa (Colégio São José – Pelotas) d. Victor Nogueira (Colégio João Paulo I) 6/2 6/2
Rafael Lenz (Colégio Rosário) d. Adair Martins (E.E Nehyta Ramos-POA) 6/1 6/1
Leonardo Buffon (Sinordal – Portão) d.Ayrton Gonzaga (Colégio Mãe de Deus-POA) 6/0 6/1
Ramiro Raymundo (Colégio Marista-Ipanema-POA) d. Stefano Blatt (Sinodal – Portão) 6/0 6/1
Otavio Ev (E. Liberato Salzano – NH) d. Ítalo Rosa (E.E. Flores da Cunha) 6/0 6/0
Leonardo Rosa (Colégio La Salle – Santo Antônio) d. Lucas Federbusch (Colégio Farroupilha-CPOR) 6/3 6/2
Alexandre Kunrath (Escola Santa Catarina – NH) d. Fernando Meneghetti (Colégio Monteiro Lobato-POA) 6/3 6/2

Quartas-de-final
Diogo Casa (Colégio São José – Pelotas) d. Rafael Lenz (Colégio Rosário)
6/0 6/4
Jaleska Mendes (E.E. Glicério Alves) d. Melissa Lee (Colégio Farroup – CPOR) 6/3 6/4


* FOTO: Diogo Casa/ CRÉDITO: Cristiano Sant’Anna/indicefoto.com
Outras Informações:
Assessoria de Imprensa Try Sports – Cátia Bandeira – (51) 9643-2594
www.trysports.com.br # trysportspress@trysports.com.br # (11) 5093-9312

Speak Your Mind

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes